domingo, 25 de janeiro de 2009

O Caminho de Santiago começa a ficar distante...




POIS É... 

E não é que o Caminho começou a ficar distante, conforme eu ando! 

Estou em um período de muitas decisões a tomar para o ano de 2009 e seguintes. 

Em relação ao meu trabalho no movimento sindical, em relação aos meus estudos, em relação aos meus objetivos há tanto tempo traçados etc. 

Será que preciso ir fisicamente a algum lugar neste mundo contemporâneo e globalizado? Séculos atrás era bem diferente. 

O mundo era desconhecido, era misterioso, era grande. Hoje o mundo é pequenininho. É interligado e todo conhecido. Diria até que sem graça. 

Com um clique na rede mundial é possível ver em tempo real o que acontece em qualquer lugar do planeta. 

O que não mudou nos últimos 10 mil anos, talvez seja a natureza humana. O homem não mudou por dentro. Continua mau. Segue sendo destruidor de tudo o que toca. Não deixou de ser bárbaro. 

Quando estou em algum lugar, como quando estive caminhando em uma praia em Fortaleza, ou em João Pessoa, não vi diferença alguma em relação a caminhar na praia de Caiçara, na Praia Grande. 

Ou seja, é preciso pesar bastante a validade de ir caminhar na bela Espanha, ou ir pisar na velha montanha dos Incas. 

O que levarei EFETIVAMENTE daquilo? A compreensão do que estou refletindo terá que ser só minha. Pouco importa que outros não compreendam. 

Sabe, se tornou tão caro ir realizar esse meu objetivo, considerando que ganho pouco e tenho muitas obrigações sociais, que não sei se devo ir fisicamente lá. 

Não sei.

William Mendes

Nenhum comentário: