quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Literatura Portuguesa IV - Poesia Simbolista

LITERATURA PORTUGUESA IV
Prof. Dr. Horácio Costa

Apresentação do programa

I. Poesia simbolista

1. Conceito de Simbolismo Europeu. Simbolismo na literatura francesa: Baudelaire, Rimbaud, Verlaine e Mallarmé. Simbolismo e decadentismo. Dandismo fin-de-siècle.

2. Simbolismo em Portugal. Antecedentes.

3. Os grandes poetas do Simbolismo Português: Eugênio de Castro (Oaristos, 1890); António Nobre (, 1892); Camilo Pessanha (Clepsydra, 1920) e Teixeira de Pascoaes (poesias diversas).

(COMENTÁRIO: ainda agora, acabo de ler o blog de Saramago que diz que o livro de António Nobre é o livro mais triste já escrito em Portugal)

II. Movimento Simbolista, Saudosismo e Modernismo

1. Os vários “ismos” do fim-de-século português. Conceito de “saudade” na cultura e na civilização portuguesas: da “soidade“ ao saudosismo.

2. Simbolismo e Modernismo: o primeiro Fernando Pessoa (o “paulismo” e o “interseccionismo”)

AULA
Aula de 18 de agosto de 2009

(A interpretação conceitual é de minha responsabilidade)

Poesia simbolista portuguesa

É importante buscar ler bem mais que os poemas que serão lidos e estudados em sala de aula.

Estudar bem a questão do SAUDOSISMO para compreender o Simbolismo Português.

No curso anterior ao de Literatura Portuguesa IV, o aluno estuda boa parte do século XIX português – cerca de 60 anos.

Neste curso, o período abrangido é bem menor e mais focado.

O Simbolismo é um movimento importante não só para a França, onde se originou, mas para o mundo todo. Ele é o último movimento antes do Modernismo e vanguardas.

O MANIFESTO FUTURISTA está completando um século.

Existe uma lacuna muito grande dos brasileiros em relação ao século XIX português. É importante tentar olhar a partir de Portugal. Tentar sentir o “olhar português” daquele período.

QUESTÃO CENTRAL DOS MODERNOS – O GOSTO

Negação do acervo, do arquivo de tudo o que era anterior ao Modernismo.

Negação radical ao anterior. A cronologia já não importava mais às vanguardas que surgiam.

MAS, o gosto, o repúdio ao anterior seguiu existindo depois do Modernismo.

O Simbolismo é um movimento internacional cuja origem é a literatura francesa, a poesia francesa.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA SE LER POESIA SIMBOLISTA

1.Devemos nos aproximar do poema simbolista de forma neutra; ler de forma neutra é ler sem se apegar às concepções e formatações que temos hoje.Não considerar o moderno como verdade absoluta.

2.Um curso sobre poesia simbolista é também um curso de poética. A poética é um dos tópicos do Simbolismo. Ou seja, é um curso de leitura crítica de poesia (portuguesa).

GRADE ATUAL DAS LETRAS NA USP NÃO TEM FOCO NA POESIA

Atualmente, o estudo de poesia na USP é muito incipiente. Exagera-se muito em Crítica Literária e pouco em Literatura e Poesia.

“Letras” é tudo o que se escreve.

O curso de Literatura Portuguesa IV deste semestre busca sanar esta ausência de poesia no curso de Letras.

Há muito espaço na contemporaneidade para o letrado lidar com as letras que não seja o espaço somente de doutor acadêmico.

DICAS BÁSICAS PARA CURSO DE LEITURA DE POESIA
-ler poesia
-ler poesia em voz alta
-ler poesia para os outros
-debater poesia, viver a poesia

A poesia é a forma mais antiga de expressão humana.

No caso dos alunos de Letras, nós estudamos letras, ou seja, nós devemos estudar principalmente os cânones.

Os autores cânones que veremos no curso de poesia simbolista portuguesa estão sendo revisitados, estudados e reeditados. São eles Eugênio de Castro, António Nobre, Camilo Pessanha e Teixeira de Pascoaes.

A QUESTÃO DO OLHAR E DO GOSTO ESTÁ NO FOCO

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