sábado, 25 de setembro de 2010

Leitura de "Os cus de Judas" de António Lobo Antunes, de 1979

Este é um dos livros que constam de nosso programa de Literatura Portuguesa deste semestre na Usp. Como tenho comentado neste blog, o difícil será ter tempo para a leitura completa das obras.

EXCERTOS

O estilo de Lobo Antunes é muito interessante. Estou gostando.

Os capítulos são divididos em ordem alfabética.

Como tenho feito na leitura de livros, grifo algumas frases ou construções sintáticas que me agradam.

CAPÍTULO B

"... E em Santa Margarida, aguardando o embarque, pastoreei longas bichas de soldados a caminho de um dentista demente que despovoava gengivas uivando de felicidade assassina..." p.17

"As senhoras do Movimento Nacional Feminino vinham por vezes distrair os visons da menopausa distribuindo medalhas da Senhora de Fátima e porta-chaves com a efígie de Salazar, acompanhadas de Padre Nossos nacionalistas e de ameaças do inferno bíblico de Peniche, onde os agentes da Pide superavam em eficácia os inocentes diabos de garfo em punho do catecismo. Sempre imaginei que os pêlos dos seus púbis fossem de estola de raposa, e que das vaginas lhes escorressem, quando excitadas, gotas de Ma Griffe e baba de caniche, que abandonavam rastros luzidios de caracol na murchidão das coxas..." p.17

Cara! Que descrição ácida e maravilhosa das velhas da burguesia portuguesa apoiadoras do regime de Salazar!

Eu li os primeiros 5 capítulos entre madrugadas em aeroportos e noites mal dormidas e não havia captado a acidez da linguagem de Lobo Antunes.

Hoje reli em voz alta trechos deste livro também (como fiz com um capítulo de "A jangada de pedra" de Saramago) e foi uma descoberta.

QUE LÁSTIMA ESTAR SEMPRE CANSADO E SEMPRE SEM TEMPO PARA LER...

Nenhum comentário: