domingo, 24 de outubro de 2010

Refeição Cultural 58

DE ELEIÇÕES, POLÍTICA, DEMOCRACIA, FILMES, VIDA E MORTE...


FILMES

Vi filmes por esses dias que me sensibilizaram. Todos foram vistos em casa para compensar a minha ausência neste período em que vivo. É o mínimo que posso fazer para estar um pouco em família.

Assisti "Uma prova de amor" de 2009 - sobre uma família que tem uma filha com câncer e outra que foi planejada para ser doadora da irmã (BOM TEMA);

Assisti a mais um filme com cachorro que me emocionou bastante: "Sempre ao seu lado" de 2009 - sobre a lealdade de um cão da raça akita a seu dono. Baseado em fatos reais (COMOVENTE!!);

Sleepwalking de 2008 é outro filme que eu gostei. Tio e menina de 12 anos enfrentam dramas do passado e presente, enquanto a mãe da menina está ausente (DRAMA FAMILIAR);

Por fim, o filme "Um sonho possível" de 2010 também fala sobre dramas - aqui, um garoto de família problemática é adotado por uma família rica e vence na vida sendo um jogador de futebol americano. Também baseado em fatos reais (GOSTEI DO FILME).


POLÍTICA E ELEIÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DO BRASIL

Outro tema que tem sido a tônica em minha vida é a política e a vida democrática.

Uma amiga de faculdade me mandou uma dessas mensagens alertando sobre o risco de eleger a candidata do Partido dos Trabalhadores em detrimento do candidato da oposição ao governo Lula. Recebi o email dela com um texto supostamente de Rubem Alves dizendo que tem medo das decisões do "povo". O texto é preconceituoso e elitista.

Como eu havia respondido a ela citando inclusive a filósofa Marilena Chauí para o tema da ÉTICA DA POLÍTICA, ela me retornou o email dizendo que na verdade meu nome constou na lista por engano, por saber que jamais concordaríamos sobre o tema POLÍTICA.

Acabei respondendo a ela o texto abaixo, muito baseado em minha experiência de vida.


Tudo em nossa vida é política, tudo.


-A negociação na relação amorosa;

-a negociação com os filhos, com os pais;

-a superação das diferenças nas amizades;

-o respeito às crenças de cada um;

-a tolerância à diferença, à alteridade;

-o preço do pão e dos carros;

-pagar imposto sobre a produção e o consumo (e então, sobre o pão e o carro) ou sobre propriedade e rendas (para dividir riquezas com todos no país);

-optar por um mundo com mais solidariedade ou aceitar a miséria dos outros como se fosse só culpa deles mesmos (não são competentes...).

Por fim amiga, existem duas formas de mudar o mundo e torná-lo mais justo ou mais injusto: através da política (ou seja, em paz) ou através da revolução (guerra civil). Eu não sou revolucionário, pois para mim, quem morre são sempre os trabalhadores e povos humildes. Prefiro mudar o mundo pela política.

Minha amiga, esteja aberta às mudanças, se seu coração desejar.

Eu mudo todos os dias. Mudei com mais estudo; mudei com boas amizades; mudei convivendo com o movimento social...

Desejo-lhe uma boa semana. E, pela pessoa boa que sei que é, pense no que lhe digo.

PS: tem 2 projetos em disputa, e um deles é terrível para o povo e a classe trabalhadora (e você se inclui na parte "classe trabalhadora"). O outro é o da pequena elite que nunca quis que algo melhorasse para o povo brasileiro.


VIDA E MORTE, VIVER E MORRER

Esta última parte é porque fiquei pensando no filme da menina com câncer e em sua família. Por que morrer cedo assim? Por que essas coisas acontecem?

Fiquei pensando...

Tenho pai idoso com muitos problemas de saúde; minha mãezinha também; minha avozinha idem. O fim da vida pode chegar para qualquer um de nós a qualquer momento.

Mas, o que faz a vida valer ou ter valido a pena?

Eu fui mudando e estou tentando achar uma razão para a minha vida ter valido a pena. Tanto para mim, quanto para o nosso mundo. Ao final, se eu tiver feito a coisa certa pelo menos para o nosso mundo, acredito que terá valido a pena.

É isso.

Nenhum comentário: