sábado, 30 de outubro de 2010

Refeição Cultural 59 – Véspera de eleições presidenciais no Brasil em 2010

Estou em raríssimo momento de silêncio em minha casa.


A sensação que sinto é que estou meio-que passado. Não consigo ler, não consigo escrever.

Estou meio sem rumo. Na expectativa de que tudo dará certo amanhã e o Brasil seguirá no rumo certo com a continuidade do governo Lula, através do mandato de Dilma Rousseff.

Um turbilhão de coisas fervilha em minha mente. O que fazer depois de amanhã com minha vida não é algo simples de resolver. Como disse, estou sem rumo.

As interrupções às coisas que pensei em fazer ao longo da existência, associadas com as coisas que apareceram no meio do caminho, transformaram-me cabalmente. Sei que sou um ser melhor que ontem, porém, isso não resolveu a minha vida no sentido de satisfação existencial.

Mas, sou hoje bom soldado e militante, acredito nisso sem falsa modéstia. A cada dia, inclusive, me esforço para melhorar mais como representante de algo ou alguém.

Mas, não posso esconder que a minha vida passou a não mais me pertencer. Já não pertencia, mas me pertenço menos a cada dia. Isso sufoca a existência.

O projeto da classe trabalhadora brasileira, ao menos de parte importante dela, vencerá as eleições neste domingo 31 de outubro. Os desafios do novo mandato do Partido dos Trabalhadores serão imensamente maiores que os dos últimos oito anos.

O movimento social precisa reaprender a ter organização mais pujante e coesa para a disputa de espaço de poder no sistema de democracia representativa. Vejo muita lassidão nos últimos períodos desta década em todos os movimentos sociais. Perdemos a capacidade de estarmos alertas e prontos a ir para o combate no interesse de classes.

Eu até tenho forças para seguir mais um bom tempo buscando dar mais “pegada” ao movimento social, mas encontro pouca ressonância para isso.

Essa refeição cultural é mais uma digestão ou indigestão de muito tempo comendo rápido, sem mastigar e testar o sabor das coisas.

Como disse, estou um pouco sem rumo...

Vamos vencer as eleições presidenciais neste domingo, e ver como estão corpo e mente para o primeiro dia após a vitória de uma batalha e início de várias outras na política e em busca de um socialismo democrático no Brasil e Américas.

Nenhum comentário: