quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Boas corridas em janeiro - treinos de força e resistência

Durante o mês de férias consegui fazer um bom treinamento de corridas.

Fiz uma avaliação do que busco com as corridas e, relembrando meus tempos de curso de Educação Física, cheguei à conclusão que a tabela de treinamento que preciso seguir deve ter como objetivo principal aumentar o meu metabolismo basal.

Na faixa etária em que estou um dos maiores problemas que temos é a perda de massa corporal - massa magra, ou seja, massa muscular.

Como passei um período com pouca atividade física, perdi meu condicionamento físico e preciso melhorar a musculatura. Com isso, passo a queimar mais calorias e aumento meu metabolismo basal.

Fiz uma sequência de corridas aumentando o ritmo e reduzindo o tempo do quilômetro corrido em relação ao que vinha fazendo em 2010.

2k........11' = 5'30" o quilômetro
3k........15'42" = 5'14"
3,6k.....20'20" = 5'39"
3,2k.....18'14" = 5'42"
5k........27'48" = 5'33"
4k........23'17" com subida de 1k.

Este treinamento tem o objetivo de melhorar o ritmo de corrida, casando resistência muscular com aumento da capacidade cardiorespiratória.

Fiquei muito contente com o final do treinamento, onde consegui fazer uma corrida de resistência de 5k no mesmo ritmo de 5 minutos e meio. É um avanço muito bom para mim.

Também a corrida seguinte, que contou com a subida de 1k e que fiz em menos de 6' o quilômetro foi muito boa.

Agora é ver se consigo melhorar minha massa e tônus muscular em fevereiro para que meu corpo queime mais calorias diariamente.

Nenhum comentário: