terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Refeição Cultural 69


Refeição Cultural

E aí, quais as minhas refeições culturais de fim de semana?

Vi dois filmes: "Max Paine" de 2008 e "Sombras do passado" de 2004. Este segundo vale um comentário, pois é muito bom.


Foto de divulgação

O filme aborda um tema muito delicado: anistia de torturadores. O fato se dá na África do Sul, pós período do Apartheid.

Para evitar uma guerra civil, esta foi a forma de elucidar o período e expor as mazelas do regime. É bem polêmico e muito difícil para as vítimas e seus familiares - a maioria sul africana negra - aceitar descobrir a brutalidade do passado e ver todos os algozes confessarem a verdade e receberem anistia.

E aí, como fazer para anistiar um torturador e assassino do regime?


LEITURAS

Estou tentando seguir uma determinação minha mesma: não entrar em casa mais nenhuma revista, jornal e livro. Simplesmente porque não cabem mais lá!

Com isso, estou vendo se tiro o ano para ler as revistas, jornais e livros que lá estão. Ler e descartar o que não for aproveitável.

Li duas entrevistas que havia guardado para ler algum dia. Uma de Camille Paglia e outra de Beatriz Sarlo. As duas são figuras importantes do mundo cultural contemporâneo.


Camille Paglia analisava a sociedade americana na entrevista em 2008. A capa do caderno Aliás do Estadão de 1/06/2008 diz o seguinte:

"HÁ RAIVA NO AR" - Em entrevista exclusiva, a escritora Camille analisa o clima de polarização da campanha nos EUA. "Washington está paralisada pela cisão entre direita e esquerda. Ninguém se entende. Os americanos estão cansados dessa guerra ideológica em que argumento contrário vira estereótipo". Hora de os opostos conversarem com moderação, prega Camille, sem conter a língua afiada. BUSH: "Não tem coerência. Demoliu o partido que Reagan construiu". HILLARY: "Um absurdo querendo chegar à presidência". McCAIN: "Um ególatra que não consegue disfarçar a idade". OBAMA, capítulo à parte: "É jovem, elegante e gracioso nos gestos".

COMENTÁRIO: O QUE SERÁ QUE CAMILLE PENSA HOJE SOBRE O MANDATO PRESIDENCIAL FRUSTRANTE DE BARACK OBAMA?


Já a entrevista de Beatriz Sarlo, também do caderno Aliás do Estadão de 20/12/2009, fala sobre:

"O PODER EM TEMPOS DE CÓLERA" - ela comenta sobre o absurdo de dar o Prêmio Nobel da Paz ao mesmo Barack Obama, ainda no seu primeiro ano de mandato. Fala também do "Duomo de alabastro" que arrancou alguns dentes do premiê italiano Berlusconi e outras da política contemporânea que encarna ódio, carisma e paixão.

COMENTÁRIO: Gostei de uma observação dela sobre Berlusconi e os políticos não se darem ao respeito e exagerarem em se dizer pessoas comuns e fazerem todas as porcarias (pecados capitais?) que os cidadãos comuns fazem a ponto de o povo não os respeitar como representantes.


That's all!

Nenhum comentário: