Foto divulgação |
Leitura de A ERA DA EMPATIA – Frans de Waal
Lições da natureza para uma sociedade mais gentil
Idéias que chamam a atenção na leitura do livro:
- o grande tema de nossos tempos: O BEM COMUM.
“A questão mais importante é saber de que modo combinar uma economia próspera com uma sociedade humanitária. Isso tem relação com a saúde pública, a educação, a justiça e – como ilustrado pelo Katrina (furacão) – a proteção contra a natureza”
- como estudantes de direito, economia e política poderiam examinar a sociedade humana com alguma objetividade? Com que compará-la?
“Raramente (ou talvez nunca) eles consultam o vasto conhecimento sobre o comportamento humano acumulado pela antropologia, pela psicologia, pela biologia ou pela neurociência. Em poucas palavras, a resposta encontrada por essas disciplinas é de que os homens são animais gregários, altamente cooperativos e sensíveis à injustiça, belicosos às vezes, mas na maior parte do tempo amantes da paz”
Homo homini lupus – O HOMEM É O LOBO DO HOMEM (Hobbes)
“Muitos animais sobrevivem cooperando e compartilhando os recursos, e não aniquilando-se uns aos outros ou conservando tudo para si mesmos”
“Se o homem é o lobo do homem, isso é verdadeiro em todos os sentidos, e não apenas no sentido negativo. Não seríamos o que somos hoje se nossos ancestrais tivessem vivido isolados uns dos outros”
Bibliografia:
WAAL, Frans de. A era da empatia. Companhia Das Letras. 2010 SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário