quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Refeição Cultural - Precisaremos de Unidade das lideranças populares

A foice e martelo é outro símbolo do movimento comunista. O Martelo representa a classe operária industrial, enquanto a foice representa os trabalhadores agrícolas; juntos, a foice e o martelo representam a união desses dois grupos, e portanto o próprio ideal comunista. (wikipedia)

(atualizado em 22/10/11)

Estou lendo um livro do Venício A. de Lima sobre as diferenças entre Liberdade de Expressão X Liberdade de Imprensa e pensando em possibilidades futuras de curto prazo de precisarmos liderar a população contra golpes de direita perpetrados com o apoio dos veículos de comunicação de massa, aqui no Brasil apelidados por nós de PIG - Partido da Imprensa Golpista.

Coloquei em meu blog dias atrás um outro texto de Thomaz Wood Jr. que reflete muito bem meu temor em relação à alienação da juventude geração "Y". O texto interroga o leitor com a pergunta "Pensar dói?" e fala sobre a inutilidade do acúmulo de informação do mundo contemporâneo.

As lideranças autênticas dos movimentos populares* deveriam estar centrados em liderar as massas contra as minorias capitalistas que se rearticulam facilmente com o poder instituído para sugar toda a riqueza produzida pelos trabalhadores e deixar em misérias as massas proletárias e excluídas.

No entanto, essas lideranças populares só conseguem enxergar máquinas partidárias e sindicais a disputar. Para isso, focam grande parte de sua energia para derrotar umas às outras, segmentos internos dos próprios movimentos populares. Uns se digladiam com os outros.

Isso feito, diuturnamente, não nos permite um preparo coeso para o enfrentamento necessário com o real adversário das classes populares: os capitalistas detentores da estrutura de poder econômico. Constato isso há tempos. É uma tristeza!

Estou no movimento sindical, um dos movimentos populares, há uma década. Se colocasse na ponta do lápis o tempo que gastei de minha energia criadora dividida entre combater o inimigo, o Sistema Capitalista, e os adversários do campo popular, os grupos dentro do movimento sindical, sem dúvida veria que gastei a maior parte da minha militância nesta década combatendo ou me defendendo de ataques do próprio movimento popular.

Isso precisa estar claro para entendermos porque o Sistema Capitalista é tão difícil de ser vencido. E observo isso com pesar, pois quanto mais estudo a história da luta de classes, mais inconformado fico de ver passarem os séculos e o Capitalismo nojento não chegar ao fim.

Parte da culpa é nossa, das correntes e grupos que militam no movimento social e das pseudoesquerdas que flanam nos movimentos populares.

Até quando terei que despender minha energia com disputas internas ao invés de ter a unidade necessária para vencer o Sistema Capitalista?

É isso, infelizmente!

*Fiquei meio incomodado em escrever movimentos sociais, haja vista que também são movimentos de parte da sociedade as marchas do "cansei", contra a "corrupção" que exclui corruptores e governos tucanos etc.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Eu estava atrás de dicas de livros na net e achei seu blog. Interessante.

Te segui.

William Mendes disse...

Olá, tudo bem?

Estou adorando este livro sobre liberdade de expressão do Venício de Lima. Ele é conceitual e já aprendi muito.

Gosto muito de partilhar aqui no blog novos conhecimentos.

Abraços, William