domingo, 23 de outubro de 2011

Wikipédia é fonte confiável de pesquisa e informação?

Logo da Wikipedia
Estava conversando nesta semana com um companheiro de movimento sindical recém-eleito para seu primeiro mandato como representante dos trabalhadores bancários. Trouxemos cinco dirigentes novos para este mandato, pois meu coletivo de banco segue apostando na renovação como já vem fazendo no último período.

Muitas das conversas que tenho com os dirigentes novos me fazem recordar a visão parcial que eu tinha de várias questões sociais e do mundo do conhecimento há cerca de uma década. Eu tinha uma visão de mundo formada em grande parte pelos veículos de comunicação que estão aí há décadas e que manipulam as informações e atuam sempre com posição parcial, como fui aprender com o tempo. Esses veículos que chamamos de PIG - Partido da Imprensa Golpista -, inclusive estiveram ao lado da ditadura militar brasileira nos anos sessenta e setenta.

Além disso, a educação formal no Brasil também não é libertadora. Pelo contrário, é adestradora (infelizmente, os donos do poder tratam os trabalhadores como animais mesmo). Sempre tivemos no País uma formação educacional com foco em adestrar os trabalhadores para não quebrarem as máquinas dos capitalistas. E, é claro, essa educação preventiva para não dar prejuízos aos capitalistas era fornecida aos trabalhadores urbanos, pois na área rural ela foi quase inexistente até bem pouco tempo - e o problema ainda persiste.

Mas fiz essa pequena introdução para responder à pergunta deste texto: a Wikipédia é fonte confiável de pesquisa e informação?

Pergunto primeiro aos que torcem o nariz para a Enciclopédia Livre se as poucas corporações em regime de cartel que dominam tudo o que se escreve, edita, publica e distribui no mundo, em regime de copy right, são fontes confiáveis de pesquisa e informação. Vocês acham que são confiáveis para nós classe trabalhadora?

A Wikipédia trabalha com um conceito democrático de conhecimento livre e compartilhado, sem um dono da verdade e da razão. What I Know Is = WIKI = O Que Eu Sei é...

No mundo temos umas 7 corporações que detêm todas as grandes cadeias de comunicação. Inclusive elas seguem comprando ou se fundindo umas às outras.

No Brasil é a mesma coisa, com a situação esdrúxula da Constituição Federal de 1988 dizer que não pode haver monopólios ou cartéis e é só o que existe no País em termos de propriedade cruzada das cadeias de comunicação. Aqui, 6 famílias ou grupos detêm as cadeias de rádio e televisão, além dos jornais impressos, revistas e sites de internet, e existem estados da federação onde 1 (uma) empresa comercial detém 100% da cadeia de comunicação como, por exemplo, o Estado de Santa Catarina.

Essas mesmas poucas corporações também detêm todas as editoras e as distribuidoras.

Volto a perguntar aos que não confiam muito na Wikipédia - Enciclopédia Livre, vocês confiam nas revistas, livros e nos materiais produzidos, editados e publicados por essas poucas corporações não-isentas e com lado definido no embate entre o Capital e o Trabalho? Fontes de informação como Almanaque Abril ou coisas do gênero como apostilados de ensino médio, fundamental e de cursinhos?

Vão confiar nas porcarias produzidas pela golpista Editora Abril? Confiar nas publicações do grupo Estado ou nas editoras da Folha de São Paulo? Preciso perguntar sobre a Editora Globo?


Exemplo de fonte "confiável" de informação - copy right COC

Só a título de ilustração, quando folheei neste ano as apostilas do curso de ensino médio de meu filho, que estuda em uma das maiores redes privadas de ensino do País - COC -, havia em uma das apostilas a seguinte informação sobre os dois últimos presidentes do Brasil:

-Luiz Inácio Lula da Silva havia feito um governo marcado por crises de corrupção e que havia perdido apoio de parte importante dos brasileiros devido à isso (como será que o PT ganhou as eleições em 2010?).

-Fernando Henrique Cardoso havia feito um governo que abriu o Brasil para um salto na modernidade com as privatizações e que este seria responsável pelo País que temos hoje.

Não é piada não, é o que eles da rede privada e cartelizada estão ensinando aos nossos filhos e tentando reescrever a história.


Prefiro me arriscar com a Wikipédia, pois a Enciclopédia Livre ainda me dá a oportunidade de buscar em outra língua uma informação que pesquiso.

A Wikipédia ainda tem a decência de me informar quando existe ambiguidade no termo pesquisado ou quando o artigo não está atendendo o padrão Wikipédia de informação. Quando isso ocorre eu busco em espanhol ou inglês e normalmente encontro o mesmo termo pesquisado dentro dos padrões de referência.

Amig@s Leitor@s, eu não tenho dúvidas de que prefiro me arriscar com a Wikipédia e páginas da internet do sistema copy left do que ser enganado e ludibriado pelo cartel mundial dono das publicações com direitos autorais copy right.

Nenhum comentário: