sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

É preciso amar os idosos do mundo


Meu velho e querido pai.

SER OU NÃO SER “ÚTIL”, EIS A QUESTÃO!

É preciso amar os idosos do mundo

Estou me preparando para passar mais uma noite ao lado de meu querido pai na seção de emergência do Hospital da Faculdade de Medicina de Uberlândia. Ele sofreu um infarto há três dias e conseguiu chegar com vida e ser atendido no Sistema Único de Saúde do Brasil – SUS.

São longas essas noites de espera pela melhora do ente querido hospitalizado e pela expectativa de melhora daquela quantidade imensa de seres humanos necessitados de atendimento de saúde e de amor, amor dos familiares e amigos e amor da sociedade em relação ao próximo.

Gostaria de refletir um pouco sobre uma frase constante de meu velho pai e vincular minha resposta a ela em relação ao problema mais grave da atualidade em relação ao desemprego dos jovens do mundo capitalista em grave e eterna crise.


SER OU NÃO SER “ÚTIL”, EIS A QUESTÃO!

O modo de produção capitalista, pelo qual está organizado praticamente o mundo inteiro, tem um conceito de utilidade dos seres humanos no sentido de só se considerar útil aqueles que estão empregados ou inseridos no próprio modo de produção capitalista.

Quem não vende sua força de trabalho ou é “empreendedor” ou inútil. Ou seja, quem não está produzindo e criando Capital ou Mais Valia é considerado INÚTIL. É um ser imprestável para a sociedade. A geração de meu pai, um senhor de 69 anos, foi criada assim.

Essa geração, que nasceu no século vinte, só teria valor social se fosse ou “trabalhador” ou “capitalista”. Então somos fruto de uma sociedade com bilhões de miseráveis proletários vendendo sua força de trabalho para a simples reprodução da própria mercadoria “força de trabalho” e alguns poucos capitalistas detentores de todo o Capital e dos Meios de Produção.

Meu velho pai tem vários problemas de saúde. Pegou no pesado desde seus poucos anos de vida, ainda como uma criança, e foi envelhecendo com esse conceito capitalista de ser “útil” ou “inútil” se estivesse trabalhando até o último dia de sua vida produzindo Mais Valia ou sendo “Empreendedor”.

O resultado líquido e certo dessa máquina ideológica capitalista de manipulação das pessoas do mundo é a depressão e a baixa autoestima por se sentir “inútil” ao se tornar um idoso ou ao não conseguir “emprego” ou “trabalho”.


IDOSOS: FONTE DE SABEDORIA E LIAME DA SOCIEDADE

Meu pai dizia hoje de manhã, que deve aprender a aceitar viver como um “inútil” após sobreviver ao infarto e ainda não saber que tipo de sobrevida terá. Aliás, um dos motivos de sua depressão e sucessão de problemas de saúde é justamente tentar ser “produtivo” com uma saúde que mal lhe permite viver.

Minha querida família mineira.

Expliquei a meu velho pai que ele é muito importante simplesmente por estar vivo e ser amado e ser o Pai e o Avô de seus filhos e netos, e, sobretudo, por ser o companheiro de minha mãe.

A crise atual dessa porcaria de sistema capitalista em que vivemos, onde o que vale é consumir-se a si e ao próprio planeta até o colapso final, alijou do mercado de trabalho mais de um bilhão de seres humanos jovens e adultos após 2008 (Crash do subprime). Em alguns países, o desemprego dos jovens está na casa de 48%. O presente e o futuro já estão comprometidos.

Aos idosos, é preciso que a sociedade contemporânea dê amor e condições de vida - condições financeiras e sociais de vida -, pois eles são o nosso vínculo mais importante com a forma de organização social humana que surgiu em centenas de milhares de anos.

Os idosos são o nosso liame (link, ligação) com a sociedade humana, são a ligação com a cultura de cada povo, a ligação entre o passado e o presente público e privado de cada sociedade.

Os idosos são a experiência. A sociedade humana é diferente do restante do mundo animal porque desde o nascimento tem aculturamento, além das necessidades vitais de comida e oxigênio. Somos o fruto de nossos antepassados. Aprendemos com o ontem para criar o presente. Não deixemos de lado nossos idosos. O mundo precisa manter o ciclo de simbiose entre a experiência dos mais velhos com a energia dos mais novos.


UM MUNDO MELHOR PARA TODAS AS GERAÇÕES

Três gerações de brasileiros comuns.


Nossos idosos são fundamentais porque são Pais, Avós, Mestres, Amigos de longa data, Professores, Sábios. São nossos Caciques e Pajés. A função social deles é existir entre nós e ter todo o nosso respeito e apoio.

E deixemos para as gerações que chegam a continuidade da produção material do mundo. Mas façamos também uma distribuição melhor dessa produção material.

William Mendes

----------------------------------------------

Post Scriptum (9/08/15):

Dia dos pais: releituras de meus textos. Tenho a felicidade de ter meus pais vivos e estar com eles nesta data.


Post Scriptum II (21/6/18):

No dia 8 de fevereiro, cinco dias depois desta postagem, publiquei no Facebook um aviso que meu pai estava em casa após o infarto e agradecimentos pela solidariedade e torcida de tod@s.


"Informo aos meus familiares e amig@s que meu pai saiu do hospital hoje e que seguirá a recuperação do infarto em casa.

Obrigado pela torcida e preocupação de tod@s.

É estranho... poderei dormir à noite depois de 7 noites acordado... É impressionante o que percebi... as noites são longas, mas o amanhecer sempre chega..."

Nenhum comentário: