quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lemon Tree - filme de Eran Riklis


REFEIÇÃO CULTURAL 53





A INTOLERÂNCIA VAI EXTIRPAR A RAÇA HUMANA UM DIA


Estou no raro silêncio de minha casa. Cansado e pensando em mil coisas. Coisas difusas, muito difusas. Os sons que ouço são o do relógio de parede e aquele do vento forte que perpassa pelas frestas das janelas de um apartamento do 17º andar.


Pensando no filme que vi no domingo à noite, quando cheguei de 3 dias de congresso dos funcionários do BB (2010)... 


Assisti por acaso ao filme Lemon Tree, de Eran Riklis, Israel-França-Alemanha, 2008.


O filme se baseia na estória de uma viúva palestina que luta para preservar seu pomar de limões, pomar herdado de família e única fonte de sustento.


Ela luta na "justiça israelense" porque o novo ministro da defesa de Israel decidiu morar ao lado dela e quer derrubar o pomar pois seus agentes acham que ele (o pomar) traz riscos à vida do ministro e esposa.


Eu assisti ao filme e fiquei melancólico. Os judeus tratam os palestinos há décadas da mesma forma que os alemães trataram os judeus por décadas, antes do holocausto.


Isso nos dá a impressão de que o mundo vai girando, girando e as coisas continuam na mesma, sempre.


Por acaso, no dia seguinte ao filme que vi, os israelenses invadiram um navio turco com centenas de ativistas de cerca de 60 países e metralharam dezenas de pessoas, que se defendiam com o que tinham em mãos - paus, barras de ferro, facas, etc-. Mataram mais de uma dúzia de pessoas e feriram dezenas.


O navio queria furar o cerco judeu para levar ajuda humanitária aos palestinos da Faixa de Gaza. QUE MERDA!!


Sigo tentando frear meus ímpetos de intolerância, buscando organizar e formar os trabalhadores através da educação política, MAS bem desesperançoso com o futuro do mundo humano.

Nenhum comentário: