sábado, 14 de março de 2009
O século: Vista aérea - Era Dos Extremos, Eric Hobsbawm
Refeição Cultural
Hobsbawm diz algo muito real e que precisamos reverter:
O SÉCULO: VISTA AÉREA
- "Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem"
- "Os acontecimentos públicos são parte da textura de nossas vidas"
- "A única generalização cem por cento segura sobre a história é aquela que diz que enquanto houver raça humana haverá história"
- "Os jornalistas e ensaístas filosóficos que detectaram o 'fim da história' na queda do império soviético estavam errados. O argumento é melhor quando se afirma que o terceiro quartel do século assinalou o fim dos 7 ou 8 milênios de história humana iniciados com a revolução da agricultura na Idade da Pedra, quando mais não fosse porque ele encerrou a longa era em que a maioria esmagadora da raça humana vivia plantando e pastoreando rebanhos"
Hobsbawm faz uma espécie de comparação entre os anos de ouro do capitalismo após a 2ª Guerra Mundial com um impacto maior e duradouro da Revolução Socialista de 1917, que traria a modernização de países agrários e atrasados como Rússia e depois China, onde as populações morriam de fome e miséria absoluta.
Bibliografia:
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos - O breve século XX, 1914-1991. Companhia das Letras. Tradução de Marcos Santarrita, 2ª edição, 33ª reimpressão.
Marcadores:
Capitalismo,
China,
Eric Hobsbawm,
Estudos diplomáticos,
excertos,
Guerras,
História,
Leituras de livros,
Literatura Inglesa,
Política,
Refeição Cultural,
Rússia,
URSS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário