domingo, 8 de julho de 2012

Ando com poucas palavras (subjetivas)

REFEIÇÃO CULTURAL 94

No frio de Atibaia, no 3º módulo de formação do Seeb SP.

Tenho escrito pouco nas últimas semanas. Semanas difíceis nos fazem ter poucas palavras a dizer.

Meus alimentos culturais foram diversos. Hoje, li um conto de Jean Paul Sartre que dá nome ao livro de contos dele - O muro.

O conto aborda uma dura situação vivida pelos militantes das Brigadas Internacionais durante a Guerra Civil Espanhola. Um conto duro. Gostei. Após a leitura, acabei indo ler outras coisas a respeito desta história marcante vivida por um povo no século XX.

Após a morte da minha avozinha, dias atrás, comprei o livro de J. D. Salinger - O apanhador no campo de centeio. Já havia tido interesse em lê-lo outras vezes, em outras épocas. Porém, não sei o porquê, fiquei com o nome dele na cabeça desde que recebi a notícia.

Li o livro, que foi publicado em 1951, e o livro não tinha nada que ver com a morte de minha avó. É engraçado essa coisa de como chegamos a um livro ou filme.

Já cheguei a obras diversas por vários motivos: por acaso, quando vi filmes como Ghost; por me sentir atraído pelo nome, como em Cem anos de solidão (livro), O céu que nos protege (filme); por indicações várias, seja por dizerem que vou me informar com a obra ou porque ela teria tudo a ver comigo: Na natureza selvagem (filme e livro), Cabra cega (filme); Eles não usam black tie (filme), Peões (filme); por querer saber realmente do que se tratava, sem me basear na opinião dos outros: O príncipe (livro), Raízes do Brasil (livro), Ulisses (livro), Dom Quixote (livro), A montanha mágica (livro) etc etc etc.

Depois farei um texto específico sobre o livro de Salinger.

Desde que adquiri a coleção completa do seriado dos anos noventa Arquivo X, vez por outra, acabo pondo vários episódios em casa para assistir. Vi vários deles nesta sexta e sábado. Gosto muito.

Bom, realmente, estou nuns dias com poucas palavras até para partilhar o parco conhecimento que adquiro por aí...

Seguimos adiante.

Nenhum comentário: