Não sei a autoria do desenho, mas a fonte é O Estadão. |
O CINISMO DE UMA SOCIEDADE através dos personagens
machadianos
BRÁS CUBAS
&
&
EUGÊNIA – a “flor da moita” e a “Vênus Manca”
A
flor da moita
( -Não,
senhor, sou coxa de nascença)
Machado
não poupou nenhuma crítica àquela sociedade. Brás Cubas exala naturalmente
todas as canalhices do homem que representa. Veja aqui suas observações sobre a
jovem Eugênia, fruto de um beijo adultero de 1814, em casa do menino Brás:
"O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão
fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que
a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que
coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu ia fazendo a mim mesmo ao voltar
para casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma..."
"ao pé da minha Vênus Manca"
Após essas duras e cínicas palavras, o defunto autor
lança o capítulo seguinte para não deixar dúvidas sobre seu narrar a qualquer
alma sensível que esteja incomodada com a canalhice.
CAPÍTULO
34 - A Uma Alma Sensível
Há aí, entre as cinco ou dez pessoas que me lêem, há aí
uma alma sensível, que está decerto um tanto agastada com o capítulo anterior,
começa a tremer pela sorte de Eugênia, e talvez.., sim, talvez, lá no fundo de
si mesma, me chame cínico. Eu cínico, alma sensível? Pela coxa de Diana! esta
injúria merecia ser lavada com sangue, se o sangue lavasse alguma coisa nesse
mundo. Não, alma sensível, eu não sou cínico, eu fui homem; meu cérebro foi um
tablado em que se deram peças de todo gênero, o drama sacro, o austero, o
piegas, a comédia louçã, a desgrenhada farsa, os autos, as bufonerias, um
pandemônio, alma sensível, uma barafunda de coisas e pessoas, em que podias ver
tudo, desde a rosa de Esmirna até a arruda do teu quintal, desde o magnífico
leito de Cleópatra até o recanto da praia em que o mendigo tirita o seu
sono. Cruzavam-se nele pensamentos de vária casta e feição. Não havia ali a
atmosfera somente da águia e do beija-flor; havia também a da lesma e do sapo.
Retira, pois, a expressão, alma sensível, castiga os nervos, limpa os óculos, -
que isso às vezes é dos óculos, - e acabemos de uma vez com esta flor da moita.
Bibliografia:
ASSIS, Machado de. Memórias
Póstumas de Brás Cubas. Editora Klick da coleção de O Estado de São
Paulo. Julho de 1997.
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