domingo, 27 de março de 2016

1984 é agora... Cony diz "Dilma e Lula. Desejo que ambos se f..."



"Imortal" Carlos Heitor Cony, em artigo na
Folha de 27/3/16 deseja que a presidenta
Dilma e Lula se f...
Foto: Wikipedia

O FASCISMO E A COISIFICAÇÃO DOS ADVERSÁRIOS

" - Os proles não são seres humanos..." (1984, de George Orwell)


Uma das características do fascismo e dos regimes que pregam o ódio e a eliminação dos adversários ou de qualquer pessoa que não pactua com as ideias desse mesmo grupo ou regime é a coisificação dos seres humanos que pertencem ao grupo que se quer eliminar.

O nazismo coisificou seus adversários, principalmente o povo judeu. Eles não eram gente, eram "judeus". Os comunistas não eram gente, eram "comunistas". As pessoas com deficiência então, não eram nada...

Há uma construção perigosa no Brasil liderada e organizada pela mídia golpista e pela oposição ao partido que ascendeu ao poder pelo voto popular desde 2002, o Partido dos Trabalhadores.

Da forma como caminha a construção do ódio montada pelos golpistas, passa-se uma ideia de que pessoas que são simpatizantes ao Governo de Dilma Rousseff ou simpatizantes de Lula da Silva, não são gente. São "petistas", "petralhas", "bolivarianos" etc.

A coisificação permite ao ser humano ser capaz das coisas mais bárbaras e impensáveis como, por exemplo, a tortura. Para se torturar um ser humano é necessário que o torturador o veja como uma coisa, não como um igual, um humano.

No Jornal Folha de São Paulo deste domingo, 27/3/16, o "imortal" escritor e jornalista desejou em seu artigo que a Presidenta Dilma Rousseff e o ex presidente Lula da Silva se f... Isso já virou rotina no país, infelizmente, mas quando uma pessoa como Cony faz uma manifestação dessas, está na hora de pararmos e pensarmos a respeito do rumo das coisas.

Registro com tristeza aqui no blog meu comentário feito na rede social Facebook:


Um escritor "conceituado" como Carlos Heitor Cony, um "imortal" (minha nossa!) utilizar um espaço como o jornal Folha (já deixou de ser jornal faz tempo... né), enfim, um escritor e jornalista mandar a presidenta eleita, uma senhora de idade e avó, além da autoridade que o cargo lhe dá, e o ex presidente Lula da Silva, uma das pessoas mais respeitadas no mundo, irem se f... mostra que está na hora de pararmos o trem descarrilado do Golpe de Estado... porque o que virá por aí pode ser pior que o fascismo e o nazismo com seu holocausto ao que Hitler coisificou através de seu ódio (judeus não eram gente, eram... judeus)



William
Cidadão e defensor da democracia

Nenhum comentário: