sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

São Silvestre 2019 - Aos 50 a 10ª participação



(atualizado 31/12/19, às 20h10)

Corrida de 10k

Osasco, sexta-feira. Nove horas da noite. Saí para correr sem compromisso, mais para desestressar. Não foi possível ler nesses dias. A semana foi de limpeza de casa e outros afazeres. Enquanto não leio, estou vendo filmes neste mês. Já vi alguns bem interessantes.

Como disse em outra postagem, decidi voltar a correr a São Silvestre depois de três anos afastado da prova. "Foi decisão baseada na busca de algum sentido pessoal neste instante da vida. Tudo mudou muito e a vida que levei se esvaziou abruptamente". (ler aqui)

Vejamos como são as coisas. A corrida para mim é uma necessidade vital. Ela abaixa minha pressão arterial. Me dá prazer, apesar das dores do corpo. Me faz refletir. Me traz lembranças diversas da vida. Correr é uma necessidade.

Não tem como não lembrar de meus dias em Brasília quando corro. Foi lá que voltei a correr com regularidade no final de 2014 porque estava morrendo de trabalhar na Cassi e por estresse devido ao que enfrentava diariamente na gestão. Passei a correr nas quadras da 110 Sul e isso salvou minha vida na época. 

Depois conheci o que é correr no Eixão aos domingos e feriados. Só de lembrar da sensação e prazer o corpo se arrepia, como agora que escrevo. Enfim, ao correr aqui em São Paulo é como se meu corpo estivesse correndo nas quadras arborizadas de Brasília ou no Eixão. Nosso corpo é assim.

Vejamos como são as coisas ainda. O prazer da corrida pode ser um risco de vida. Eu gosto de correr na rua, não gosto de esteira. Durante os 4 anos de Brasília, corria nas noites candangas, 21h, 22h, corri até mais tarde, o corpo pedia um respiro ao chegar da Cassi estressado. Nunca senti receio por parecer perigoso correr na 110 Sul.

Agora na minha terra de sempre, Osasco e São Paulo, nos tempos que correm, pode ser perigoso correr às 22h. Não sei se é mais perigoso por causa de bandidos ou por causa da polícia. Seria uma merda tomar um tiro nas costas por qualquer desses segmentos, bandidos ou polícias mal treinadas.

Enfim, vamos comer, relaxar e dormir. Meu corpo não é mais o mesmo. Tenho consciência corporal do quanto estou mudado. Corro com o maior cuidado do mundo, sentindo pés, dedos, panturrilha, tendões, joelhos, coxas e principalmente o quadril, todo fodido. Mas o coração e a mente ainda têm aquela chama que queima forte. Não posso parar de correr.

William

----------

Dezembro

Dia 31 - 95ª São Silvestre - Ufa! Completei a prova de 15k com o tempo de 115', num calor de 30º. Deu tudo certo! Sem contusão, sem dores!


Percurso no mês, antes da prova: 49k

18º treino - dia 29 - Caminhada de 4k para relaxar. Estou bem ansioso para a prova. Meu corpo está pedrado, pescoço duro, pernas doloridas. O calor está muito forte esses dias. Será um momento de busca interior...

17º treino - dia 28 - Corri 4k em 25'36", com subida, no Pq. Continental. Dia com muito calor, quase 30º.

16º treino - dia 24 - Corri 5k em 35' no Pq. do Sabiá. Por causa do cansaço, foi um trote bem leve. Está chegando o dia da prova e eu ainda não corri mais que 10k, mas não vai dar pra fazer isso pelo cansaço, porque poderia me contundir.

15º treino - dia 22 - Corri 7,7k em 53'20" no Parque do Sabiá, Uberlândia (MG), num dia quente e úmido 24º. Meu corpo está cansado e sensível. Iria correr mais, mas meu corpo pediu que parasse porque meus músculos posteriores da perna esquerda estavam apitando. E assim vamos vendo o que é possível para a preparação.

14º treino - dia 19 - Corri 4k em circuito no Parque. Fiz em 25'20". Estou muito cansado, com dores no corpo todo, principalmente nos quadris e nos pés. Não sei o que está ocorrendo. Pode ser a tristeza do Brasil que me destruiu. Vai ser difícil percorrer os 15k da prova...

13º treino - dia 17 - Após uma semana só dedicado ao treinamento para o exame de faixa de Kung Fu (deu tudo certo), voltei a correr. Fiz um trote de 2,5k em 15' com calor de 30º.

12º treino - dia 8 - Domingão de preguiça e corpo cansado. Deixei pra dar um trote no final do dia. Saí e comecei de pouquinho e acabei correndo 7k em 46', forçando subidas de novo. Foi bom.

11º treino - Dia 6 - Que corrida! 10k em 65' com duas subidas (1k +1k). Noite fresca, 18º.

10º treino - Dia 1º - Queria correr um longão, mas o cansaço ainda me impediu. Fiz 4,5k em 28'40" 28º. Estou mal fisicamente. Devo encontrar um equilíbrio interior. Tenho exame de faixa na academia daqui a duas semanas e não vou às aulas faz dias. Novembro foi dureza pra mim. Quase desisti de entregar os trabalhos de faculdade. Tenho dores em várias partes do corpo. O dedo do pé que machuquei no kung fu faz tempo não sarou. As dores do desgaste dos ossos do quadril estão fortes... mas não quero desistir de nada. Vou insistir...

Novembro

Percurso no mês: 45k

9º treino - Dia 29 - 4k 24' 24º. Corri após uma semana muito difícil de prova e trabalhos na faculdade. Dormi pouco. Muito estresse. Muito quebrado. Foi só para não dizer que não corri.

8º treino - Dia 24 - 9k 60' 19º. Saí para correr a esmo. Duas subidas grandes (2k). Estou deprimido. Foi muito importante correr hoje. O treinamento me salvou o dia!

7º treino - Dia 21 - 5k 32' 29º. Corrida com muita subida (15' subindo). Não adianta se preparar para a São Silvestre sem treinar subidas puxadas. Tenho que ter atenção com o corpo, ando cansado, física e psicologicamente...

6º treino - Dia 15 - 6k 36' 21º. Corrida foi prazerosa, com subidas/descidas. Precisei descansar bastante, entre uma corrida e outra e uma aula de kung fu. São atividades diferentes e ando cansado. Estou indo bem.

5º treino - Dia 10 - 7,5k 48' 23º. O longão foi em trote leve, com subidas/descidas.

4º treino - Dia 08 - 6,2k 39' (6'20"/Km). Feliz! Fiz 2k de subida. Feliz! #LulaLivre! Alumbramento: ipê amarelo florido em pleno mês de novembro!

3º treino - Dia 04 - 2,5k 14'30" (5'48"/Km). Legal correr abaixo de 6', calor 35º.

2º treino - Dia 02 - 5,0k 32'30" (6'30"/Km) com subida (1k) e descida, calor 32º.

Outubro

1º treino - Dia 31 - 3,5k 21'25" (6'08"/Km) em circuito, calor 27º.


Nenhum comentário: