sábado, 2 de novembro de 2019

São Silvestre 2019 - Aos 50 a 10ª participação




(Atualizado em 31/12/19, às 20h10)

Refeição Cultural

A decisão foi no estilo porraloquice. Ao acaso. Havia desistido da prova há três anos por contrariedades com a organização: eles humilham os participantes, você paga caro e sequer tem água para todos no percurso. Isso em dias de uns 30º de calor nas ruas asfaltadas de São Paulo. Então, do nada, veio um e-mail me convidando. Nunca mandaram. Foi um aviso do deus Mercado. Olhei e me inscrevi: R$ 197,50. Foi decisão baseada na busca de algum sentido pessoal neste instante da vida. Tudo mudou muito e a vida que levei se esvaziou abruptamente. 

Não pertenço a mais nada, a quase nada a que pertencia. Não pertenço à família do passado: o vírus do ódio nos separou. Não pertenço mais às lutas sindicais: duas décadas servindo aos bancários e hoje as direções não toleram meus questionamentos e posições (nem eu, as decisões que tomam). Não pertenço a esse mundo de ódio e falta de solidariedade (quer dizer, pertenço sim, estou vivo, mas é insuportável o meio em que estamos). Estou na USP, mas no fundo não pertenço mais àquele espaço de formação. É pura birra! Eu não vou a lugar algum após completar os créditos que faltavam para colar grau no passado. Depois de décadas, voltei a praticar artes marciais, mas meu corpo não aguenta mais. Estou sofrendo e sigo insistindo. Pura birra! Não posso mais pertencer a essa prática esportiva. Por fim, não poderia mais pertencer ao universo de praticantes de corridas porque meu corpo adoeceu. Após um ano de dores, os exames mostram que minha estrutura do quadril já era... Hoje, não tenho mais saúde para o que eu exijo do meu corpo: correr! Essa surpresa que meu corpo me pregou me baqueou muito. Muito! Que merda! Corrida é o que controla minha pressão arterial. Eu NÃO quero tomar remédio. Preciso correr! Que se dane as dores, vou até cair...

(e quando penso que um de meus sonhos e objetivos a cumprir na vida é correr e completar uma maratona... aí dá vontade de chorar...)

No passado, quando eu ia correr a São Silvestre, eu montava uma planilha de treinos para me preparar para cumprir o percurso de 15k e chegar em condições razoáveis ao final. Isso foi ficando mais difícil nas últimas provas que corri. Me despedi da prova em 2016, fazendo o tempo de 2:09:54. Eu trabalhava na Cassi dos bancários do BB e não conseguia sequer dormir direito, trabalhando quase que ininterruptamente manhã, tarde e noite e final de semana. E agora? Fazer uma planilha a seguir ou treinar aos poucos como der? Acho melhor fazer uma monitoria mínima para preparar o corpo para correr 15k em 31 de dezembro. Hoje, eu corro percursos curtos de 3k a 7k e terei que melhorar muito para conseguir completar a prova e voltar para casa com o objetivo alcançado.

LEITURAS TÉCNICAS

Uma das coisas que vou voltar a fazer é ler textos técnicos sobre corridas, treinamentos, alimentação, exercícios e que tais. Eu tenho uma pilha de revistas da Contra-Relógio, para mim a melhor das revistas de corridas. 


Atentar para a altimetria
da prova é importante.

Primeira que li foi a edição nº 279, de dez/2016, com uma matéria sobre a São Silvestre, e matérias sobre alimentação e uma história muito boa sobre "Jesse Owens na 'Olimpíada de Hitler'". Também li duas de treinamento: uma sobre ritmos em longões e outra sobre aquecimento e alongamento antes e depois de treinos de tiros.

A atenção sobre a altimetria do percurso da prova paulista é fundamental, são muitas alterações. Os corredores praticamente descem por quase 6k após a largada, depois tem um percurso plano até o Km 12 e, por fim, quase 3k de subida. Os movimentos são muito diferentes para a musculatura da perna e da região comumente chamada core - costas, abdômen e quadril. Sobre alimentação: vamos comer espinafre (com beterraba), brócolis, couve, agrião, couve-flor e outras verduras e legumes como esses: contêm vitaminas e minerais essenciais. Um pouco de café ajuda também.

PLANILHA INICIAL (que o corpo me leve)

Vou montar uma planilha básica. Quero correr trotes, subidas e descidas, aumentar aos poucos o percurso, vamos ver se faço ou não uns tiros. Comecei fazendo uma corrida no dia 31 de outubro com um ritmo um pouco acima do meu ritmo atual (6'30"/Km) e o corpo sentiu a musculatura no dia seguinte. Fiz 3,5k em 21'25" (6'08"/Km), em circuito, calor 27º. Meu peso no início do treinamento está em 75 Kg.

---------------

Dezembro

Dia 31 - 95ª São Silvestre - Ufa! Completei a prova de 15k com o tempo de 115', num calor de 30º. Deu tudo certo! Sem contusão, sem dores!

Percurso no mês, antes da prova: 49k

18º treino - dia 29 - Caminhada de 4,3k para relaxar. Estou bem ansioso para a prova. Meu corpo está pedrado, pescoço duro, pernas doloridas. O calor está muito forte esses dias. Será um momento de busca interior...

17º treino - dia 28 - Corri 4k em 25'36", com subida, no Pq. Continental. Dia com muito calor, quase 30º.

16º treino - dia 24 - Corri 5k em 35' no Pq. do Sabiá. Por causa do cansaço, foi um trote bem leve. Está chegando o dia da prova e eu ainda não corri mais que 10k, mas não vai dar pra fazer isso pelo cansaço, porque poderia me contundir.


15º treino - dia 22 - Corri 7,7k em 53'20" no Parque do Sabiá, Uberlândia (MG), num dia quente e úmido 24º. Meu corpo está cansado e sensível. Iria correr mais, mas meu corpo pediu que parasse porque meus músculos posteriores da perna esquerda estavam apitando. E assim vamos vendo o que é possível para a preparação.

14º treino - dia 19 - Corri 4k em circuito no Parque. Fiz em 25'20". Estou muito cansado, com dores no corpo todo, principalmente nos quadris e nos pés. Não sei o que está ocorrendo. Pode ser a tristeza do Brasil que me destruiu. Vai ser difícil percorrer os 15k da prova...

13º treino - dia 17 - Após uma semana só dedicado ao treinamento para o exame de faixa de Kung Fu (deu tudo certo), voltei a correr. Fiz um trote de 2,5k em 15' com calor de 30º.

12º treino - dia 8 - Domingão de preguiça e corpo cansado. Deixei pra dar um trote no final do dia. Saí e comecei de pouquinho e acabei correndo 7k em 46', forçando subidas de novo. Foi bom.

11º treino - Dia 6 - Que corrida! 10k em 65' com duas subidas (1k +1k). Noite fresca, 18º.

10 - Dia 1º - Queria correr um longão, mas o cansaço ainda me impediu. Fiz 4,5k em 28'40" 28º. Estou mal fisicamente. Devo encontrar um equilíbrio interior. Tenho exame de faixa na academia daqui a duas semanas e não vou às aulas faz dias. Novembro foi dureza pra mim. Quase desisti de entregar os trabalhos de faculdade. Tenho dores em várias partes do corpo. O dedo do pé que machuquei no kung fu faz tempo não sarou. As dores do desgaste dos ossos do quadril estão fortes... mas não quero desistir de nada. Vou insistir...

Novembro

Percurso no mês: 45k

9 - Dia 29 - 4k 24' 24º. Corri após uma semana muito difícil de prova e trabalhos na faculdade. Dormi pouco. Muito estresse. Muito quebrado. Foi só para não dizer que não corri.

8 - Dia 24 - 9k 60' 19º. Saí para correr a esmo. Duas subidas grandes (2k). Estou deprimido. Foi muito importante correr hoje. O treinamento me salvou o dia!

7 - Dia 21 - 5k 32' 29º. Corrida com muita subida (15' subindo). Não adianta se preparar para a São Silvestre sem treinar subidas puxadas. Tenho que ter atenção com o corpo, ando cansado, física e psicologicamente...


6 - Dia 15 - 6k 36' 21º. Corrida foi prazerosa, com subidas/descidas. Precisei descansar bastante, entre uma corrida e outra e uma aula de kung fu. São atividades diferentes e ando cansado. Estou indo bem.


5 - Dia 10 - 7,5k 48' 23º. O longão foi em trote leve, com subidas/descidas.


4 - Dia 08 - 6,2k 39' (6'20"/Km). Feliz! Fiz 2k de subida. Feliz! #LulaLivre! Alumbramento: ipê amarelo florido em pleno mês de novembro!

3 - Dia 04 - 2,5k 14'30" (5'48"/Km). Legal correr abaixo de 6', calor 35º.

2 - Dia 02 - 5,0k 32'30" (6'30"/Km) com subida (1k) e descida, calor 32º.

Outubro

1 - Dia 31 - 3,5k 21'25" (6'08"/Km) em circuito, calor 27º.


Nenhum comentário: