terça-feira, 19 de julho de 2022

Diário e reflexões (19/07/22)


Refeição Cultural

Osasco, 19 de julho de 2022. Terça-feira.


"Preciso reencontrar minhas atitudes perdidas. Tenho alguns lugares pra ir. Preciso ver algumas pessoas. Tenho coisas a desfazer. Tenho uma imensidão de coisas pra conhecer, estudar, saber. Cultura pode nos salvar. Como sei que não sei nada! Quero aprender muita coisa ainda. Estou aberto ao novo, ao mundo.

Sigo buscando, procurando..." (no blog, em 11/6/22)


Fazer o que tem que ser feito...

Estive ausente do blog por algumas semanas. Ausente de redes sociais. Saí em viagem de carro para cumprir um compromisso com minha mãezinha, que queria ver seu irmão no Mato Grosso. Meu tio está com problemas de saúde e nós queríamos ir até Barra do Garças visitar a família e dar o nosso abraço e conforto a tod@s. Foi uma longa viagem, ao menos para mim que nem tenho o hábito de dirigir. Foi um momento de atitude recuperada, tive que tomar coragem e fazer o que tinha que ser feito.

"Tenho alguns lugares pra ir"... 

Viajei por mais de duas semanas, dirigi 3.100 Km por estradas boas e ruins, acertei caminhos, errei caminhos, mesmo sem querer acabei viajando à noite por estradas desconhecidas, mas chegamos em todos os lugares que queríamos chegar. Entreguei em casa todas as pessoas sob minha responsabilidade de condução. Foi importante essa viagem, refleti sobre muitas coisas da vida.

"Preciso ver algumas pessoas"...

Rever pessoas queridas que não via há anos foi algo muito bom. Durante muitos anos em minha vida, eu ia para Barra do Garças e lá ficava alguns dias. Tantos anos depois, o retorno ao Mato Grosso e à casa de meus tios foi uma oportunidade de introspecção que eu não imaginava. Reflexões sobre o envelhecimento, sobre nossas atitudes e idiossincrasias como seres humanos, sobre as distâncias forçadas e até espontâneas que impomos a nós mesmos por causa da política, enfim, a viagem foi uma experiência sobre as relações sociais neste momento político dramático que vivemos no Brasil.

Após reencontrar familiares que não via faz tempo por causa de visões políticas diferentes, fiquei com um sentimento de que devo procurar trabalhar meu Eu e visitar mais familiares que não vejo há anos. A distância não ocorreu por ter havido alguma ruptura formal entre nós, não houve, mas porque eu me afastei por avaliar que minha militância social no campo da esquerda impedia uma convivência mínima entre nós. 

Isso aconteceu no Brasil inteiro, principalmente após o regime do Mal chegar ao poder, regime que tem como política de governo dividir as pessoas e famílias, criar o medo e o ódio entre todos, apostar no que há de pior em cada um de nós. É política de governo incentivar a violência, a intolerância e a mentira como hábitos cotidianos. Essa gente que chegou ao poder nos envenenou e nos adoeceu, e temos que reverter essa situação e reconstruir a sociabilidade do povo brasileiro e o próprio país.

---

Depois de tanto tempo sem escrever e registrar reflexões e experiências, está bom por hoje. "Sigo buscando, procurando..."

William


Nenhum comentário: