sábado, 20 de maio de 2023

Viagem a Cuba (IV)


Centro Fidel Castro Ruz.

Refeição Cultural - Cuba (XX)

Osasco, 20 de maio de 2023. Sábado.


Aproveitamos a manhã de sábado em Havana, nosso 3º dia na cidade, para visitar o Centro Fidel Castro Ruz, no bairro El Vedado, um bonito bairro arborizado e com casarões onde morava parte da gente endinheirada antes da Revolução de 1959. Esses ricos fugiram e deixaram tudo para trás. 

Local que nos deixou
emocionados. Viva Fidel!

Hoje El Vedado abriga muitos órgãos estatais e de delegações estrangeiras e estabelecimentos comerciais. Também moram lá muitas famílias cubanas. Aliás, por toda a cidade vemos o povo cubano morando em imóveis situados em áreas de monumentos e pontos históricos da cidade. Exemplo: ao lado do Capitólio tem dezenas de casas com famílias.

¡Hasta la victoria siempre, Fidel!
Notícia do diário Granma.

A experiência da visita guiada ao Centro Fidel Castro Ruz é incrível, vale muito a pena! As visitas guiadas acontecem às 9h e 11h da manhã e duas na parte da tarde. Ao pesquisar para fazer a postagem, me emocionei ao ver o vídeo na página do Centro de Estudos: ver aqui. A entrada é gratuita.

El Malecón. São mais de 7 Km
de estrutura: muro e calçamento.

Após a visita, nosso grupo saiu andando pelo bairro El Vedado. O objetivo era conhecer a famosa sorveteria Coppelia. A sorveteria estatal foi criada em 1966 a pedido de Fidel Castro e um dos objetivos era disponibilizar ao povo cubano sorvetes de boa qualidade e a preço baixo. 

Pai e filho caminhando pelo Malecón...

Eu e o filhão decidimos caminhar mais e enquanto o grupo entrou na fila para experimentar os sorvetes cubanos, nós demos uma bela caminhada até El Malecón, a avenida beira-mar de Havana.

Hotel Nacional de Cuba. Exuberante!

Chegamos ao Hotel Nacional, um marco da construção hoteleira de Cuba, construído nos anos 30. Ele é imenso! É como uma fortaleza olhando para o mar. Cumprimos nosso objetivo da caminhada, andamos alguns quilômetros pelo Malecón, até chegarmos ao Capitólio e à Casa de Isabel.

Brasileiros e cubanos
celebram o 1er de Mayo.

A Casa de Isabel faria para nós um almoço no dia 1er de Mayo, na segunda-feira. Neste ano, porém, a família de Isabel e Luis fez o almoço no sábado e foi uma tarde deliciosa e de confraternização entre nós brasileiros e cubanos.

Terminamos o dia assim,
vendo essa imagem...

Enfim, nosso dia em Havana foi muito legal. Muita cultura e história e muita confraternização entre nós da classe trabalhadora.

Para ver a postagem anterior, é só clicar aqui. A postagem seguinte pode ser lida aqui.

William


Post Scriptum:

Como se dá a produção de uma postagem como esta? Estou revivendo os dias que passamos em Cuba, uma experiência marcante em nossas vidas. Ao ver as fotos do dia, recordo nossa agenda e comento alguma coisa a respeito daquilo que nos impressionou. 

Pode não parecer, mas cada frase do texto demanda uma pesquisa anterior para tentar escrever corretamente sobre o local e sobre o país. 

Para falar sobre o bairro El Vedado, li a respeito, depois idem para El Malecón, depois o Centro Fidel Castro Ruz, sorveteria Coppelia etc. 

Ou seja, ganho eu com a pesquisa e ganha a pessoa que ler uma postagem feita com respeito e honestidade intelectual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário