sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lembranças - Preparação física 2008: vários meses e eventos


Entardecer na cidade de Osasco.

Comentário do blog: a postagem é uma breve retrospectiva da minha caminhada em busca do condicionamento físico para correr a São Silvestre, em meio à rotina pesada de ser dirigente sindical da Contraf-CUT e do Sindicato, além de estudante de Letras na USP, fazendo matérias no 2º semestre da faculdade. A ordem cronológica é do dia mais recente para os anteriores.


01/11/2008

Corrida

Corri 7 km em 41'30" em circuito misto, com subida e descida leves. Mas senti um pouco o músculo posterior da perna. Creio que meu tênis está sem amortecimento algum. Além do mais, tenho treinado pouco e estou com estresse acumulado.

Faltam 2 meses para a São Silvestre. Preciso focar esse objetivo durante esse período. Quero estar bem fisicamente, leve e com resistência para correr com o forte calor de verão. Meu objetivo é conseguir correr os 15 km no ritmo de 6' e terminar em 90' a prova.

Sei que não será fácil.

26/10/2008

Corrida domingueira

Bom, neste fim de semana comecei a treinar focando a minha 2ª São Silvestre. Devo treinar e me acostumar ao calor. Por isso, corri hoje por volta das 13 horas com sol a pino.

Fiz um percurso de cerca de 8,5 km, sendo 4 correndo a 5'25" e o restante andando, em circuito de 500 metros.

25/10/08

Caminhada sabadeira

Bom, fim da greve na Caixa Federal. A campanha salarial 2008 acabou de fato (não a luta, que segue na segunda-feira).

Neste sábado, fiz uma caminhada leve de uns 5 km. É hora de retornar aos treinamentos, ganhar fôlego e forma física leve e resistente para correr minha 2ª São Silvestre em Dezembro.

19/10/2008

Corrida da AABB

Hoje, foi a prova da AABB de 7,2 km. Nossa turma, diretores, funcionários e amigos do Sindicato dos Bancários, teve uma boa participação. Fiz um tempo razoável pra quem está treinando pouco. Cerca de 40'.

Foi legal!



Corrida AABB - 2º semestre 2008.

Corrida AABB - 2º semestre 2008.

Corrida AABB - 2º semestre 2008.

Corrida AABB - 2º semestre 2008.

18/10/2008

Caminhada e reflexões

Fiz uma caminhada leve hoje à tarde e não tirei da cabeça a morte, nessa semana, de uma jovem de 23 anos, conhecida de minha esposa, que sentiu dores no estômago, foi ao médico fazer uns exames e faleceu em duas semanas com câncer no fígado.

Cara! Eu sempre me pego refletindo sobre o sentido da vida e coisas como essa me deixam completamente perdido. Olha, sem palavras!

15/10/2008

Corrida pra relaxar

Cheguei cansadaço do trabalho e resolvi tirar o peso do ombro e sair pra uma corrida noturna. Corri cerca de 5 km e tive uma resistência melhor que anteontem. Depois, comi um belo prato de arroz, feijão e batata frita.

13/10/2008

Corrida de domingo

Está difícil praticar minhas caminhadas e corridas durante o período de campanha e greve dos bancários.

Hoje, consegui fazer um percurso de 6 km, sendo 3k correndo em 16' e 3k andando. Estava sem fôlego e me sentindo pesado.

03/10/2008

Caminhada matinal

Antes de ir para o trabalho, caminhei um pouco pela manhã: 4,5k. (depois trabalhei até às 20h)

02/10/2008

Corrida matinal

Hoje, fiz uma corrida de força e velocidade: corri 3k em 15'30".

Ontem, fiz minha inscrição na São Silvestre. Foram R$ 70 e acho isso um ROUBO!!

28/09/2008

Corrida domingueira etc

Friozinho da hora! Nada melhor, então, do que sair para correr.

Corri cerca de 7 km em 40'. Meu ritmo foi um pouquinho menos que 6' o quilômetro. Aproveitei também para encarar umas subidas como a de 1k da Av. Franz Voegeli.

Antes, assisti ao quarto e último filme "Guerra e Paz", de Tolstói. Durante 4 semanas, assisti a essa produção recente para a TV europeia sobre a grande "epopeia russa". É emocionante e fiquei encantado com a obra.

27/09/2008

Caminhada sabadiana

Caminhei um pouco hoje, com frio e chuvisco. Cerca de 5 km.

Se calhar, amanhã corro. Esta semana foi puxada e cansativa e não consegui me exercitar.

Ontem à noite, inauguramos o Sarau Refeitório Cultural, lá no espaço Lélia Abramo. Foi muito bom para um primeiro encontro.

22/09/2008

Corrida: 16ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar

Ontem, eu e os colegas do movimento sindical corremos essa prova. Foi a pior corrida das quais já participei. A organização foi um lixo.

Para o amante da corrida, não é empecilho acordar cedo, com frio e chuva para correr porque o prazer da atividade e da confraternização compensam qualquer sacrifício.

O problema é quando a organização do evento não faz a sua parte. Até parece que foi de graça (o que também não seria motivo para esculhambar a prova).

Não escolheram um percurso que permitisse que as equipes tivessem um box para chegada e saída. Sequer montaram barracas nos pontos de troca no revezamento. Os corredore(a)s passavam horas debaixo de chuva e frio aguardando o seu companheiro(a) de equipe chegar para saírem em seu turno.

Milhares de pessoas espalhadas e perdidas entre o Parque Ibirapuera (que não é nada pequeno) e as ruas das imediações.

NOTA ZERO para a organização do evento.

Os corredore(a)s, que acordaram às 5h da manhã, não recebiam kits de lanche após o cumprimento de seu percurso ficando muitos deles com fome até meio-dia. Foi um lixo!

Fiz meu percurso de 5.275 em 30'.

19/09/2008

Corrida noturna

Agora à noite corri 5 km em 30'. Esfriou bastante e posso dizer que correr com frio é extremamente agradável. Tirei o peso do trabalho das costas.

18/09/2008

Caminhada

Hoje pela manhã, caminhei cerca de 5,5 km. Li também Saramago e a Revista Fórum.

14/09/2008

7ª Corrida da Paz

Domingo, 6 horas da manhã: garoinha fina. Tomo um lanche rápido e saio para encontrar meu primo e esposa para irmos participar da 7ª Corrida da Paz. Eu e primo, para correr 8 km; sua esposa, para caminhar 3 km.

Pelas nossas previsões e prática em corrida, planejamos fazer o percurso em cerca de 48', ou seja, a 6' o km. Desde o primeiro quilômetro percebemos que o nosso tempo estava bom - na casa dos 5'30". Nos animamos bastante quando passamos da metade da prova e o ritmo se mantinha.

O percurso foi pela Marginal Pinheiros, fazendo o contorno pela Ponte Estaiada e voltando ao AmCham.

Cara, completamos o percurso em 43'50". Melhoramos em cerca de 4 a 5 minutos nosso tempo. Fiquei muito contente. Foi meu melhor tempo no ano e foi a primeira prova de 8 km de meu primo. Fiquei otimista também para continuar treinando com o objetivo de conseguir correr 15 km a 6' de ponta a ponta. Ou seja, quero fazer a São Silvestre em cerca de 90 minutos (ano passado fiz em 105).

Foi uma corrida deliciosa e muito prazerosa!!

13/09/2008

Caminhada reflexiva

Caminhei agora à noite 6 km pra relaxar.

A cabeça ficou ali refletindo sobre a Bolívia e a tentativa da oligarquia de dar um golpe e dividir o país. Não tem sido diferente com os ruralistas argentinos contra a presidenta Cristina Kirchner. Contra Lugo. Na Venezuela idem. Quase sempre, tem o dedo dos EUA nas tramas. Me incomoda nossa passividade em relação as petulâncias do boçal ministro ***, mancomunado com a direita brasileira.

Minha preocupação maior é que não estamos preparando o povo brasileiro para o enfrentamento no dia de amanhã, quando a ofensiva reacionária racista e fascista começar o embate para varrer os governos populares na América.

Nunca escrevi esse meu temor. Sempre comento com meus companheiro(a)s. Mas creio que nós temos um prazo para preparar as massas para o enfrentamento à reação conservadora. E ainda não fizemos isso, ao menos aqui no Brasil, gigante do continente.

10/09/2008

Corrida e leitura

Hoje pela manhã corri 3 km contra o relógio. Fiz em 15'27".

Ando buscando leituras para reflexão. Comecei a ler o Ensaio sobre a lucidez, de Saramago.

07/09/2008

Corrida de domingo

Corri pouco hoje, 3 km em 16' e caminhei mais uns 3 km.

Assisti "Guerra e Paz", um filme que será exibido em 4 partes. Muito bom. Ontem assisti ao filme "Arquivo X - eu quero acreditar".

06/09/2008

Caminhada sabadeira

Hoje, caminhei 5 km. Fui de minha casa até a casa de meu tio, acompanhar meu pai até o aeroporto, pois ele está operado e voltou pra Minas Gerais, depois de sua cirurgia aqui no H.U da USP.

02/09/2008

Caminhada matinal

Hoje pela manhã, caminhei um pouco (4,5 km) e li Thomas Mann.

31/08/2008

Corrida dominical

Hoje, corri 8 km em 48' em circuito de rua com subidas, planos e descidas. Corri junto com meus primos em uma manhã fria e ensolarada, muito boa para esporte.

Em minha programação esportiva, tenho marcadas corridas para 14/9 (Corrida da Paz, de 8 km) e 21/9 (Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, de 42 km, onde cada um corre 4 km). E São Silvestre (15 km) dia 31/12.

24/08/2008

Coisas

Terminei ontem o livro do Saramago e retomei hoje a Montanha do Thomas Mann.

Bela corrida de domingo

Ufa! corri 10 km em 62'34" em uma bela manhã ensolarada.

Tudo combinou bem: fui dormir cedo; meu pai se saiu bem na operação; o dia estava gostoso e corri na rua em terreno plano (já havia mentalizado durante a semana o longa que queria fazer hoje).

Bom, falta bastante para me preparar para correr melhor que o ano passado os 15 km da São Silvestre, quando debutei na prova.

23/08/2008

Coisas

Tenho ouvido um pouco de música clássica, que gosto há bastante tempo. Esses dias, ouvi Vivaldi, Bach, Mozart e hoje Händel.

Estou terminando de reler Ensaio Sobre a Cegueira, de Saramago. É uma coisa única!

Corrida de sábado

Apesar do dia estar frio e ser bom para correr, fiz uma corrida pequena. Preferi forçar um pouco mais no ritmo que na distância.

Corri 3.750 em 20' e caminhei mais um pouco.

22/08/2008

Cirurgia do papai

Acompanhei meu pai em cirurgia: mas dei um jeito de caminhar.

Hoje, meu paizão fez uma cirurgia no H.U. em São Paulo. Como eu iria acompanhá-lo, fui caminhando até lá.

Totalizando o que andei hoje, 95 minutos, calculo em 9 km a atividade física do dia.

A cirurgia transcorreu bem e espero a alta de meu pai.

21/08/2008

Corrida

Hoje pela manhã corri 3,2 km sendo 1k em 5'. Caminhei um pouco para relaxar.

Vou participar da maratona de revezamento dia 21/9 com colegas do Sindicato.

19/08/2008

Caminhada matinal

Caminhei pela manhã cerca de 5 km.

A considerar o quanto ando entre casa, trabalho, escola, casa - ontem, caminhei mais uns 4,5 km até o fim do dia.

18/08/2008

Caminhada pela manhã

Hoje cedo, caminhei 6 km para soltar o corpo da corrida de ontem. De volta a casa, ouvi os Concertos de Brandenburgo 1, 2 e 3 de J. S. Bach.

Dentre as reflexões feitas, pensei a respeito do futuro que nos reserva as crianças de hoje.

Minha esposa é professora, há 20 anos, de crianças até 6 anos de idade. Venho ouvindo relatos dela, dos últimos anos, que me preocupam (além de tudo que leio a respeito das mudanças na formação das crianças nas últimas décadas).

Se, por um lado, foi bom termos passado a tratar as crianças como tal, e não como pequenos adultos, permitindo-lhes que brinquem e tenham todas as fases lúdicas em sua infância, por outro, elas se tornaram a coisa mais importante dentro dos lares. O excesso de proteção e atenção está criando seres egocêntricos e sem nenhum conceito de respeito ao alheio.

Ouço relatos de crianças com 3 ou 4 anos que agridem deliberadamente seus coleguinhas de sala só para verem o outro sofrer ou para demonstrarem quem é o senhor da situação. Vejo meu filho de 11 anos e seus colegas e a toda hora eles têm atitudes um com o outro que jamais faríamos antigamente (eu e o povo de minha idade).

Faltam-lhes senso de respeito e solidariedade e amizade.

O mundo precisa muito de pessoas que eduquem para o social, para o respeito, para resgatarmos minimamente a ideia socialista que diz:

"De cada um de acordo com suas possibilidades; a cada um de acordo com suas necessidades."

17/08/2008

Corrida de domingo etc

Hoje, eu e meu primo corremos na USP. O dia esteve com sol forte. Corri 8 km em 48' com planos e subidas. Foi muito bom.

Estou relendo Ensaio sobre a cegueira desde sexta. O livro é um soco no estômago mesmo. Ganhei Ensaio sobre a lucidez no dia dos pais e resolvi reler o primeiro antes de encarar o outro.

Limpei meus dois aquários.

16/08/2008

Caminhada filosófica

Caminhei 6,5 km hoje em local arborizado. Caminhei filosofando, refletindo.

Refleti um pouco sobre nossa natureza humana. Sobre a própria natureza. Não acho viável acreditar que exista um ser externo e superior que governe ou que tenha construído tudo isso que aí está. Mas eu confesso que é uma tremenda sacada humana bolar toda essa metafísica para tentar uma conformação, uma lógica para a existência finita das coisas. A necessidade de inventar algo que ligue o início ao fim é bastante compreensível para os seres racionais. Até porque estes precisam de algo mais, além de simplesmente existir.



Uma flor de beira de praça. 
Quer coisa mais linda?
Foto: William Mendes.

Reflexão

O ser humano é o único ser que nomeia as coisas. Que põe nome em gente, planta, animal, em sensações. Enquanto uma flor qualquer é uma flor, nós inventamos que ela é azaleia ou rosa; dissemos que tal bicho é um boi. Outro é barata. E para conformar tudo, parte de nós diz que é tudo tão perfeito (ou imperfeito, depende do ponto de vista) que só pode haver um ser supremo que criou tudo isso. Por quê?

Até acredito que ter fé ou rezar ou meditar pode operar mudanças, principalmente internas e físicas, pois nosso corpo é tudo aquilo que falam: é um mistério; é o desconhecido; nós somos deuses; nós operamos milagres; podemos controlar nossos sistemas. Acho tudo isso viável. Nesse sentido, posso orar ou meditar para encontrar minha mãe ou pai interior. Com esse contato, com minha central, posso mudar minha pressão, minha atitude, curar meu corpo, matar meu corpo etc.

(o computador apagou e perdi parte do que escrevi nesta sequência...)

Tudo é tão efêmero que o próprio texto que acabei de fazer, antes desse parágrafo que reinicio, se perdeu por uma tecla qualquer apertada sem querer. Acho que estava ótimo o que eu havia escrito. NUNCA MAIS aquelas palavras se repetirão.

Bom, não faz diferença alguma. Eram palavras, palavras, palavras.

Mais ou menos, o que havia concluído é que não adianta ter esperança em encontrar PAZ. Isso é contrário ao curso da história do Universo, do mundo, da civilização. Somos o produto, o resíduo das guerras. Hoje e amanhã.

É preciso encontrar ao menos um equilíbrio para que o seu dia tenha algo que valha a pena para você. Essa busca, no entanto, não é fácil. Quase todos só passam pela vida, só passam!

Essa foi minha caminhada filosófica de hoje.


------------------------

CORRIDA DA AABB DO 1º SEMESTRE DE 2008

Esta é a nossa tradicional participação da também já tradicional corrida na AABB. Deste ano em diante, o Sindicato passou a participar de todas as etapas do circuito AABB com uma equipe de diretores, funcionários e bancários.


Corrida AABB - 1º semestre 2008.

Corrida AABB - 1º semestre 2008.

Corrida AABB - 1º semestre 2008.

Corrida AABB - 1º semestre 2008.

Corrida AABB - 1º semestre 2008.

Nenhum comentário: