quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Lacunas culturais incomensuráveis as minhas...



Refeição Cultural

Lacunas culturais incomensuráveis as minhas...

Estava lendo o livro Na natureza selvagem, de Jon Krakauer, sobre a história real de Chris McCandless, e vendo alguns dos autores e livros preferidos pelo jovem. Bateu-me de novo aquele desespero da incompletude literária que carrego.

Ele lia e gostava de Dickens, H.G. Wells, Mark Twain, Jack London, H.D. Thoreau e Melville. Sem contar o livro Guerra e Paz, de Tolstói.

É impressionante ter chegado até aqui dizendo que gosto de literatura e nunca ter lido nada de tanta gente!

Ando emotivo e reflexivo

Minha digestão cultural recente tem mexido muito comigo. Digeri ou estou digerindo os dois Ensaios de Saramago - sobre a cegueira e sobre a lucidez, o filme Corporation, e agora, a história de Chris McCandless, ou melhor, Alex Supertramp - o super andarilho e a sua Natureza Selvagem.


I still haven't found what i'm looking for...


------------

Post Scriptum (30/3/21):

Ao reler esta postagem, este registro de um momento de minha vida, poderia refletir sobre várias coisas ocorridas nos últimos 13 anos: o Brasil sob o comando de um regime genocida e fascista após golpe de Estado; minha saída do movimento sindical e do Banco do Brasil; meu curso de Letras na USP, ao qual retornei depois de uma década e terminei agora os créditos necessários para colar grau nas duas habilitações que fiz "Português-Espanhol". Mas isso não vem ao caso.

Em termos de lacunas culturais, posso registrar que li um clássico de H. G. Wells, A guerra dos mundos (1898). Muito interessante o livro! Autor fantástico! Ler postagem aqui.

E vejam só! Estou lendo, finalmente, Moby Dick (1851), de Herman Melville. A leitura se dá durante a maior crise sanitária do último século, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Já morreram 2,7 milhões de pessoas no mundo em um ano de pandemia. No Brasil, o vírus é ferramenta de governo e já morreram mais de 300 mil pessoas. Estou lendo Melville...

São lacunas culturais sendo preenchidas. Ainda não li Dickens, Mark Twain, H. D. Thoreau e não li Guerra e Paz. Quem sabe um dia... sigo lendo!

Nenhum comentário: