sábado, 22 de abril de 2017

Diário e reflexões - 220417 (Quem não é bárbaro?)



(atualizado às 10h30 de 23/4/17)




Refeição Cultural

Sábado, fim de noite. Silêncio. Reflexões.

Depois de assistir a uma série completa de um anime sugerido por meu filho, Death Note, agora estou vendo outra sugestão feita por ele, Vikings. Eu acho que é uma forma de ter algo que nos conecte com nossos jovens que estão inseridos em outra cultura, outro tempo, outro mundo muito diferente do que vivemos na nossa juventude.

Além da série recomendada por meu filho, estou vendo também a polêmica série 13 Reasons Why. Essa porque meu filho e tantas outras pessoas estão vendo também e porque o tema tanto me preocupa, quanto tem gerado acaloradas discussões. Eu quero ter a minha opinião a respeito.

A série Vikings acabei de ver a primeira temporada, foram nove episódios. Estou no episódio seis da outra série. Ambas são muito pesadas na minha opinião. Pela violência de Vikings e pela temática da depressão, do suicídio e da violência do bullying em 13 Reasons Why.

Estou pensando muito a respeito das duas séries, a respeito de meu filho, de nossos filhos, a respeito das perspectivas que se abrem aos meus pares da classe trabalhadora e aos humanos com o agravamento da crise política em meu País e no mundo todo com a ascensão da direita fascista e da prevalência dos desejos dos poucos capitalistas donos do mundo sobre os outros bilhões de humanos explorados.

Quando vi os primeiros dois ou três episódios da série Vikings, que se passa em uma Europa do século oito ou nove depois de Cristo, fiquei horrorizado com a violência dos massacres durante as invasões cometidas por eles para saquear outras terras e outros povos. Era o cotidiano deles.

Fico pensando na hipocrisia da questão de uns grupos acharem bárbaros os outros, o de fora do quadrado e da cultura deles próprios. Qual a diferença do que os Vikings faziam ao saquear e arrasar os povos que invadiam comparado com o mesmo feito pelos portugueses e espanhóis aqui nas Américas? E todos os "civilizados" europeus nas demais regiões geográficas do planeta por séculos e séculos?

E os bárbaros norte-americanos ao invadirem e dizimarem povos de outras nações no último século? Derrubarem governos e jogarem milhares de toneladas de bombas nas terras dos outros?

E os burgueses e capitalistas que se acham alguma porcaria melhores que os outros seres humanos? Ao se destruírem ou desconsiderarem os direitos humanos e os tratados internacionais de respeito mútuo entre nações, colocando interesses de corporações até mesmo sobre países e povos soberanos, pergunto: o que virá pela frente?

E os jovens que praticam bullying em seus pares por pura maldade, só para se imporem e mostrarem suas "superioridades" ao humilharem outros jovens que deveriam acolher? E os trotes nas faculdades e universidades?

E os da classe trabalhadora que não conseguem se perceber como classe e ficam no meio da pirâmide e escala hierárquica de seus locais de trabalho barbarizando os que estão abaixo deles?

Quem não é bárbaro? Será que estamos caminhando para a construção de um mundo com menos barbárie?

Que merda tudo isso!

William

Nenhum comentário: