segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Refeição Cultural 43 - Filmes e leituras

Ficando menos ignorante a cada dia...

Hoje li mais um capítulo de A montanha Mágica, de Mann. O capítulo trata do "grande tédio" por que passou Hans Castorp após a morte de seu recente amigo - o sr. Peeperkorn - e da partida da russa Mme. Chauchat - a dos "olhos quirguizes". O narrador descreve os vícios em que cada hóspede está metido para passar o tempo lá no alto, no Sanatório Berghof, como o caso do próprio vício de Castorp e as cartas e o jogo de paciência.

Assisti à primeira parte do filme Malcolm X. É muito bom em termos históricos. Para mim é conhecimento novo, pois sou ignorante no tema.

Li reportagens da Revista do Brasil n.42 sobre os campos de concentração nazistas. Eu não sabia o que significava partizans: "membro de uma tropa irregular formada para se opor à ocupação estrangeira de determinada área".

Pela noite, assisti ao clássico Butch Cassidy and Sundance Kid, de 1969. Gosto de conhecer - finalmente - filmes tão famosos que nunca vi. É o velho estilo de faroeste americano. É aquilo que conhecemos do ideário do "homem" americano que tem que ser "macho" e "valentão" (com uma arma na mão). MAS é, no mínimo, muito legal a cena da bicicleta com o casal Newman e Katharine Ross ao som da canção Raindrops Keep Falling On My Head interpretada por B. J. Thomas.

Por fim, e por acaso, assisti à entrevista do presidente Lula da Silva ao jornalista kennedy Alencar, do canal RedeTV! (15.11.09). É sempre um ensinamento de vida ouvir o homem Luiz Inácio Lula da Silva falar. Entrevista maravilhosa!

Hoje aprendi bastante e digeri muita coisa.

PS: chega de não conhecer o filme Cinema Paradiso. Depois de tanta gente falar sobre o filme, o nosso querido presidente o citou como filme marcante para ele. Vou comprar o filme e vê-lo, definitivamente!, chega de enrolação.

PS 7/01/10: então, acabei de assistir ao filme Cinema Paradiso - DEMAIS!.

Nenhum comentário: