terça-feira, 16 de outubro de 2012

Refeição Cultural - Machado de Assis




REFEIÇÃO CULTURAL – Machado de Assis

Qual tem sido meu alimento cultural? Tenho me alimentado culturalmente?

Confesso que minha vida pessoal e subjetiva está em frangalhos desde o semestre passado. Ao acumular funções no movimento sindical, estou trabalhando ininterruptamente até a exaustão. O espírito não consegue alternar o estado de alerta com o de desaceleração. São meses ligado no 220 (Volts). Isso está me arrebentando!

Para tentar achar uma válvula de escape, estou buscando ler um pouco de Machado de Assis e assistir a algum filme de vez em quando. De Machado, estou lendo contos em ordem cronológica de lançamento. Já descobri bastante coisa sobre o estilo machadiano e curiosidades de sua biografia. Em relação a filmes, meu desejo seria ver ao menos os filmes que tenho.

O que tem me atrapalhado bastante é o cansaço físico em que estou quando tento ler. Durmo ou cochilo na leitura. Isso me deixa puto da vida.

Estou lendo um livro sobre os leitores de Machado e a condição da produção e circulação de livros no século 19 no Brasil. É um trabalho de pesquisa de doutorado de Hélio de Seixas Guimarães. O autor é jovem ainda e sua pesquisa foi uma daquelas chamadas pesquisas de fôlego. Muito boa e com muito conhecimento novo para nós leitores. Apesar de poucas dezenas de páginas lidas, já virei um admirador do conhecimento deste autor e da contribuição que ele nos legou após profundos estudos da obra machadiana.

Como ia dizendo, meu cansaço já me fez pescar os olhos enquanto faço essa refeição cultural sobre Machado. Não tem jeito, parei.

Nenhum comentário: