domingo, 26 de março de 2017

Réquiem para o sonho americano - Noam Chomsky


Documentário fantástico com Chomsky.

Para melhor entendimento do que está acontecendo em nosso mundo

Apresentação do Blog:

Olá prezad@s leitores e amigos, eu já conhecia o linguista e intelectual Noam Chomsky desde que fiz o curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas (FFLCH) na Universidade de São Paulo (USP). Dias atrás, minha companheira de lutas formativas, Regina do Dieese, e agora meu sobrinho Victor Hugo, me indicaram este documentário com o mestre Chomsky.

Eu sou representante da classe trabalhadora, eleito por ela em diversas instâncias políticas e instituições dos trabalhadores como, por exemplo, Sindicato e Confederação dos Bancários (entre 2002 e 2015), e atualmente estou gestor eleito na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, a maior autogestão em saúde do País, definida em seus estatutos e regulamentos internos para organizar um sistema de serviços de saúde no Modelo de Atenção Integral, baseado na Atenção Primária à Saúde (APS), que na Cassi é operacionalizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), com unidades de atendimento à saúde (CliniCassi) como base da execução de nossos cuidados em saúde.

O documentário com Noam Chomsky tem cerca de 70 minutos e eu digo a vocês que ele é tão profundo e necessário para os formadores de opinião do meu lado da classe, a classe trabalhadora, que se eu tivesse tempo livre e ainda fosse formador com dedicação para atuar junto à classe que represento, além do meu trabalho de gestor de saúde, eu organizaria sessões em todos os 150 sindicados de bancários do País, de forma organizada, com apresentação do vídeo e debates posteriores. Sugeriria que fosse feito o mesmo nas centenas de sindicados das categorias ainda existentes e organizadas por sindicados. Faria isso nas próximas semanas, dias. Porque a terceirização vai pulverizar o instrumento mais estratégico da classe trabalhadora: os sindicatos.

O vídeo abrange em pouco tempo, todos os eixos do mundo do trabalho e da disputa entre os patrões e donos do mundo contra nós que vivemos da venda de nossa força de trabalho.

A aprovação da terceirização total no Brasil na semana passada é engrenagem de tudo que significou o Golpe de Estado contra o povo brasileiro, contra a classe trabalhadora. Em 70 minutos vocês podem ver o conteúdo que aplicamos nos 6 anos de formação política e sindical, junto com o Dieese, quando estivemos à frente da formação da Contraf-CUT. Sempre abordamos em palestras e debates os temas que Chomsky apresenta, sempre falamos a respeito das questões nas conversas com lideranças de sindicatos e entidades de representação.

Este conteúdo não pode ser visto por apenas alguns milhares de cidadãos do mundo. Ele deve ser visto por milhões de pessoas. Afinal de contas, nunca nossas vidas de classe trabalhadora estiveram em maior risco no último século e meio de lutas e avanços, lentos, mas avanços na disputa pela distribuição das riquezas produzidas por nós, classe trabalhadora.

Por favor, organizem sessões com este vídeo curto e profundo sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, acontecendo contra nós classe trabalhadora.

Réquiem é uma espécie de missa fúnebre, aqui algo como um "sinto muito", um "adeus" para o sonho de ascensão da classe trabalhadora tanto americana como do mundo todo em face do atual momento de ataque dos capitalistas e corporações contra as democracias e os avanços que haviam ocorrido por décadas e décadas de lutas dos povos explorados e trabalhadores. O que se desenha é praticamente a volta da escravidão para os 99% em detrimento do 1% que tudo domina no mundo. 

William Mendes
Um membro da classe trabalhadora


Nenhum comentário: