segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Leitura: Luiz Gama, o libertador de escravos



Refeição Cultural

"O escravo que mata o senhor,
seja em que circunstância for,
mata sempre em legítima defesa."
(Luiz Gama)


Li este pequeno livro da Expressão Popular, sobre Luiz Gama, o libertador de escravos e sua mãe libertária, Luíza Mahin (2006), para começar a conhecer um pouco dessa figura histórica de nossas lutas populares. O livro foi escrito pelo excelente Mouzar Benedito. Eu já tinha faz tempo essa obra em minha biblioteca.

Meu interesse em Luiz Gama neste momento é porque estou fazendo cursos do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) e decidi acompanhar os encontros entre a filósofa Suze Piza e o historiador Lindener Pareto, curso com o nome "13 livros para compreender o Brasil".

A primeira aula foi a respeito do livro A queda do céu - Palavras de um xamã yanomami (2010), de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Terminei de assistir a essa primeira aula e gostei da proposta das 13 leituras.

O livro sobre Luiz Gama sugerido para leitura no curso é o Liberdade (1880-1882), um dos volumes da coletânea Obras Completas com centenas de textos do jornalista, advogado negro e abolicionista, que faleceu em 1882, pouco antes da lei de abolição em 1888. Seus textos foram organizados pelo pesquisador Bruno Rodrigues de Lima.

O livro organizado por Mouzar Benedito seria algo como um "primeiro contato" com personagem tão importante de nossa história, como diz Alípio Freire na apresentação deste livro da Expressão Popular, na série Recortes e Perfis.

É isso, vamos para mais uma trilha de busca do conhecimento.

William


Nenhum comentário: