sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Leitura: Margot Adormecida - Henry Bugalho



Refeição Cultural

Sexta, 23 de dezembro de 2022.


"- Não se engane, David, o futuro está do outro lado da porta - Margot disse -, quando você vê, ele nem bateu e já está aqui, sentado ao seu lado, cobrando alguma posição de você. Quando eu tinha a sua idade, os anos pareciam tão longos, intermináveis. Eu me inquietava para saber se um dia eu conseguiria fazer faculdade, conseguir um bom emprego, um marido decente, e todas estas preocupações de jovens. Mas o tempo voa e, quando você se dá conta, tudo isto já passou e seus melhores anos se escorreram por seus dedos. Talvez, para você, o futuro esteja distante, mas, quando você menos esperar, você terá a mesma idade que eu e verá que não fez nem conseguiu nada do que planejava. Então, você realmente começará a se preocupar pelos anos que ainda virão, pois frescor da juventude já se foi, e os anos que lhe restam serão para estabelecer quem você será até o dia de sua morte." (Margot Adormecida, H. Bugalho)


Finalmente, li um romance do escritor e filósofo Henry Bugalho. Ele é mais conhecido por ser um youtuber e falar sobre política e temas gerais da sociedade humana. Bugalho se apresenta como escritor porque esse era o seu desejo desde jovem, escrever.

Tenho alguns romances dele no formato virtual, no Kindle, e venho tentando me acostumar a ler livros também por esse tipo de mídia, já que prefiro sempre ler em livros de verdade, impressos, com cheiro e peso, com marcas do tempo impregnadas no volume que se tem em mãos.

Gostei do romance Margot Adormecida (2014). A estória do jovem David e Margot me fez olhar o tempo todo para minhas memórias do passado. Não porque minha vida tenha se parecido com a história de David ou de Margot, mas alguma coisa do enredo me fez passar algumas horas olhando para o horizonte - eu estava em um ônibus de viagem na estrada - e me fez pensar a vida.

O romance tem um enredo até simples, sem muitas surpresas. O personagem principal, David, conta sua história com Margot, um romance da juventude com uma mulher mais velha que ele. Ela, uma mulher em busca de liberdade, ele, um rapaz com um destino meio traçado pela família, ambos, uma paixão doida e até violenta. A leitura é tão fácil e gostosa que li em poucas horas. 

O romance de Bugalho me fez viajar nas possibilidades e nas cenas da vida. Todos nós já fomos jovens e tivemos os mesmos dilemas que os personagens. Terminei a leitura com interesse em ler os outros livros de ficção que tenho dele.

A citação que deixei acima ilustra um momento na vida de Margot e David: sobre a velocidade do tempo, sobre o presente e futuro, sobre os dilemas que vivemos nesta breve experiência que é sermos animais humanos.

É isso! Vamos ler os romances de Henry Bugalho. O escritor é bom romancista.

William


Bibliografia:

BUGALHO, Henry. Margot Adormecida. Oficina Editora: 2014.


Nenhum comentário: