Refeição Cultural - Maio
Praia Grande, 31 de maio de 2024. Sexta-feira.
Fechando mais um mês de existência neste pálido ponto azul. Ao reler meu registro de retrospectiva do mês passado (aqui), as questões de saúde da família e as filosofadas que fiz, vi que não houve muita diferença de um mês para o outro. Tivemos problemas de saúde na família neste mês também. Todos vivos, felizmente.
MUNDO
Em relação à sociedade humana, este foi um mês de desencanto, mesmo vendo a rede de solidariedade do povo brasileiro para ajudar os irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul. O desencanto é com relação à tendência de futuro. O projeto da extrema-direita e do capitalismo neoliberal, que é tudo a mesma merda misturada, vem se sobrepondo a qualquer ideia alternativa à sociedade capitalista destruidora da vida na Terra: é um cenário de fim do mundo, sem um exército de libertação para nos salvar.
AUTOCONHECIMENTO
Em relação aos meus estudos e leituras, vi filmes muito bons, li mais que o mês passado, e escrevi o dobro de textos em relação ao mês anterior. A média de acessos aos textos no blog foi mantida. Ainda tenho leitoras e leitores de meus textos. É uma honra ter mais de vinte mil acessos por mês ao blog. Saibam que escrevo com muita responsabilidade e baseado naquilo que leio e estudo e nas minhas opiniões políticas e com o conhecimento de mundo que tenho.
BRASIL
Em relação ao Brasil e ao povo brasileiro, minha leitura é pessimista. O governo que elegemos para tentar reverter parte das desgraças produzidas pelos dois governos de merda que tivemos, Temer e Bolsonaro, está acuado, não tem maioria em nenhuma instância política, e não tem uma base de esquerda sindical e política que consiga influenciar e liderar massas populares para evitar a derrubada do governo. Os inimigos já contam os votos para o impeachment, e têm os votos. Por enquanto, segue a manutenção de Lula nas cordas sofrendo humilhações seguidas pelo bolsonarismo, pelo Centrão e pela casa-grande com sua mídia golpista. Isso ajuda na derrota eleitoral, caso não golpeiem Lula antes de 2026.
CUT E PT
Na minha opinião o movimento sindical e partidário deveria se apresentar com bandeiras claras de que tipo de sociedade defende, quais ideias teria para um eventual futuro humano e para o país. Quais as utopias que a CUT e o PT têm para oferecer à classe trabalhadora, aos povos despossuídos e aos segmentos que não compõem o 1% dono de tudo? Na boa, qual a diferença hoje do PT em relação aos demais partidos do país? Sobre o capitalismo, por exemplo? Sobre a terceirização? Sobre a democracia? E a CUT? Quais concepções e práticas sindicais da Central e seus sindicatos hoje são diferentes das outras forças sindicais que combatíamos no passado?
---
QUAIS SÃO NOSSAS UTOPIAS? "HUMANIZAR" O CAPITALISMO?
Nós que pensamos um mundo diferente desse que está aí precisamos de lideranças que se apresentem com ideias e ações práticas (que façam o que falam, que tenham coerência) que demonstrem perspectivas de um amanhã que seja diferente do mundo feio e triste para o qual estamos caminhando.
Nossos inimigos estão nos bastidores preparando o terror para nós. Qualquer pessoa politizada com leitura de mundo consegue ver isso. Eu sei que as maiorias esmagadoras das pessoas ao nosso redor não têm visão política dos bastidores da política, porque estão no corre para sobreviver mais um dia, estão alienadas por falta de oportunidade de educação libertadora, e não se politiza uma pessoa com um toque de mágica.
E aí, o que fazer? Vamos "humanizar" o capitalismo? É isso?
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário