sexta-feira, 3 de abril de 2009

A teoria da alienação em Marx - István Mészáros


István Mészáros.

Refeição Cultural

Cara, tem sido sofrido pra mim a falta de tempo para ler e escrever por estes dias. A leitura é um pouco do meu alimento.

Para piorar a situação, estou sem computador em casa já faz algumas semanas.

Lendo Mészáros, achei interessante a idéia - dizem que agora é ideia - de um PROJETO HUMANO POSITIVO como alternativa salvadora da humanidade.

"Na fase ascensional do desenvolvimento do sistema, o controle do metabolismo social pelo capital resultou num antes inimaginável aumento das forças de produção. Mas o outro lado de todo esse aumento das forças de produção é a perigosa multiplicação das forças de destruição, a menos que prevaleça um controle consciente de todo o processo a serviço de um projeto humano positivo.

O problema é que o capital é incompatível com um modo alternativo de controle, não importando o quanto sejam devastadoras as consequências da imposição de seu próprio projeto fetichista de expansão incontrolável do capital."


OU SEJA, se não houver uma discussão humana acerca do que vale mais para a vida humana, o capital e seus poucos detentores seguirão destruindo o nosso próprio ambiente de vida, o planeta terra.

De todas as minhas lacunas culturais, tenho sentido falta de um pouco de leitura mais engajada como Marx, Gramsci, Mészáros etc.

Vamos aos pouquinhos...


Post Scriptum (02/04/16):

Releituras

2 comentários:

mefhystho disse...

Aproveitando o gancho do texto, estive estudando química esta semana e me deparei com o seguinte: Para se produzir 1 kg de tecido colorido, o gasto em água é de 25000 litros. Busquei o consumo de uma camiseta branca e encontrei 2700 lt. Tenho várias camisetas brancas já algum tempo, por comodidade, porque gosto da cor, porque gosto de ser rápido...
Números e informações da internet não são assim tão confiáveis mas, vou excluir a cor de minhas camisas, assim como procuro tentar causar o menor impacto possível na natureza, sem prejudicar minha sobrevivência.

William Mendes disse...

Jorge, as atitudes nossas são importantes, sem dúvida. No entanto, é preciso repensar a forma de produção das coisas porque os meios no ambiente de onde se tiram as matérias primas são esgotáveis, essa é a grande questão do fetichismo da produção dos capitalistas para aumentar o acúmulo de capital e dane-se o mundo para o próximo que ficar depois da acumulação da porcaria do capitalista do momento. Tipo as versões mensais de novas quinquilharias eletrônicas etc

Abraços primo, William