segunda-feira, 28 de setembro de 2020

À la Benjamin Button... (10)


O cidadão de Osasco no dia 23/5/20.

Refeição Cultural

Olhar para trás...

Estamos na madrugada de um novo dia, uma segunda-feira, 28 de setembro do ano da desgraça do Covid-19.


Olhando para trás, em minhas postagens em redes sociais, vejo que sobrevivi às pandemias de Covid-19 e a pior de todas, a do mal bolsonarista. Na época, meses atrás, eu pedia aos deuses para sobreviver para ler até o fim o romance de Boccaccio: Decamerão (1353). Sobrevivi até agora. O amanhã continua incerto como o instante da morte...

Nas postagens, lamentava a morte de cerca de mil brasileiros por dia. Estávamos chegando perto do terrível número de 25 mil mortos pela Covid-19. Que horror seria tal número!

Pois é! Neste momento em que escrevo, a pandemia do novo coronavírus já contaminou 33 milhões de pessoas no mundo, sendo 4,7 milhões no Brasil. Já morreram 996.682 pessoas, sendo 141.741 brasileiras e brasileiros (informações do site Johns Hopkins University)

Li dias atrás que o Brasil tem cerca de 3% da população mundial e já morreram aqui cerca de 14% de todas as vítimas da Covid-19. A imensa maioria das vítimas é de gente pobre, preta, idosa, mora nas periferias miseráveis do país e precisaria do Estado para exercer a sua cidadania.

Devo registrar que, hoje, cerca de um terço da população apoia o mal implantado no país: o governo colocado no poder por golpe de Estado e fraudes diversas no processo eleitoral, a começar por impedirem que o candidato do campo popular e de esquerda que venceria em 1º turno participasse das eleições: o ex-presidente Lula.

É isso! Vamos olhar para trás, e retroceder no tempo. Quem sabe um dia a gente compreenda melhor porque tanta desgraça é tolerada e até comemorada pelo povo deste país miserável.

Por fim, li dois artigos muito interessantes de Roberto Moraes - "Commoditificação de dados, concentração econômica e controle político como elementos da autofagia do capitalismo de plataforma" e "Nossos dados precisam deixar de ser a commodity mais valiosa do mundo". Nós nos tornamos commodities das grandes empresas do mundo da tecnologia. Nós somos dados e eles são commodities como petróleo, grãos etc.

William

-----------

(havia registrado os comentários abaixo na rede social onde tenho um "perfil", ou seja, onde sou commodity para ser negociado e exposto pelos donos da empresa que detém meus dados)

07/6/20

DECAMERON (67 dias, 67 novelas...)


Sem dúvidas, as estórias da 7a jornada têm sido as melhores até agora. As mulheres demonstram grandes artimanhas para derrotarem os homens nos jogos do amor. E Boccaccio escreveu o livro no século XIV.

Será que temos novos boccaccios escrevendo sobre e sob essas pandemias desgraçadas que enfrentamos no século XXI (Covid-19, bolsonarismo e necrocapitalismo)?

01/6/20

DECAMERON

A morte espreita por aí... pestes, pandemias, ódio, fascismo, preconceito, bolsonarismo, violência do Estado contra o povo...

60 dias, 60 novelas... que a Fortuna (Sorte) me permita seguir os próximos 40 dias lendo... vivendo...

30/5/20

LEMBRANÇAS (MANDATO NA CASSI)


Neste fim de semana se completam 2 anos que deixei Brasília, que saí da gestão da autogestão em saúde Cassi, onde dediquei o melhor de mim para fortalecer aquele sistema cooperativo e solidário construído pelos trabalhadores do Banco do Brasil.

Na postagem (daquele dia no Facebook), eu refletia sobre o 1° ano de trabalho (completados em 30/5/15). Avaliava se estava seguindo o caminho correto como um representante de classe.

Até o último dia de mandato em 31 de maio de 2018, procuramos nos manter nas concepções e práticas da política da esquerda democrática e humanista.

Hoje vejo um mundo muito pior em relação aos valores que defendemos. Neste momento, o mal vai vencendo e a humanidade se aproxima do estado de natureza animal, onde tudo vale pela sobrevivência individual de cada ser, onde força, adaptação e acaso pesam para a sobrevivência diária. 

Poderíamos ser diferentes como seres humanos...

28/5/20

GUERRA CIVIL? NÃO, MASSACRE MESMO!

Não será uma guerra civil o golpe no Brasil incitado pelo bando de neonazistas fascistas milicianos et caterva porque só eles estão armados contra nós, os babacas pacifistas: uns 70% do povo.

(nosso amanhã tá mais parecido para o banho de sangue promovido pelos hutus contra os tutsis em Ruanda em 1994. As pessoas eram caçadas e mortas até em casa, na bala, no facão, na marretada... e pensar que esse destino nos foi imposto pelos nossos tios primos vizinhos e colegas de trabalho... envenenados pelos meios de comunicação, jornalistas e articulistas daquela revista canalha da editora que faliu e deu calote nos funcionários e naqueles jornais e emissoras de TV de meia dúzia de famílias de barões da casa grande e seus párias)

26/5/20

A PREVISÃO É DE MUITAS MORTES NOS PRÓXIMOS DIAS, MESES E ANOS...

Meus sentimentos pelas 1039 mortes de brasileiras e brasileiros nas últimas 24h, vítimas da pandemia de Covid-19. O país se aproxima rápido do número de mortos que o genocida no poder falou que a ditadura deveria ter matado no Brasil. (a matéria que li naquele dia anunciava 24.512 mortes por Covid-19 no Brasil)

O pior são as perspectivas do amanhã. São nefastas. O bando suspeito de diversos tipos de crimes - inclusive bárbaros - suspeitos colocados no poder pelos próprios brasileiros, estão organizando uma guerra civil. Estão armando a parte da população que pensa em armas para usá-las, para ampliarem sua capacidade de violência contra nós, que não nos armamos, que somos de paz. 

A parte pacifista não vai se armar, vai ser vítima da parte armada e violenta. O banho de sangue que se aproxima com mais golpe pela frente e com a imposição do autoritarismo ditatorial de um regime fascista vai causar um banho de sangue para aqueles que não são a favor desses bárbaros que tomaram o poder e as instituições do Estado. 

Tudo caminha rapidamente para a tragédia e ocorre embaixo de nossos narizes e nada acontece para interferir na ditadura de trogloditas que avança contra o povo brasileiro. Dificilmente as coisas se darão de outra forma. Não vejo a queda do grupo armado e violento que colocaram no poder. É muito difícil lutar contra toda a estrutura do Estado colocada contra os cidadãos que não compactuam com as quadrilhas que tomaram o poder, mas que não reagem ao avanço do terror. 

Meus sentimentos às vítimas da pandemia. Muito mais pessoas vão morrer pela pandemia, e não era pra ser assim, se o governo central fosse outro a vida dos brasileiros estaria no centro das atenções. Mas o foco é armar os apoiadores do nazifascismo e a parte menor da sociedade vai dominar tudo pela violência. Muitas mortes veremos nos próximos meses e anos pelas pandemias em que nos meteram...

Ainda 25/5/20

PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

807 pessoas morreram de ontem pra hoje. São brasileiras e brasileiros de todas as idades, cores, visões de mundo. Brasil registra quase 375 mil pessoas testadas e identificadas com o vírus da morte. Estudos apontam que os números da tragédia podem ser 7 vezes maiores por causa das subnotificações. Que tragédia! Os médicos e cientistas estão estudando os efeitos da Covid-19 na saúde dos sobreviventes. Rins, fígado, coração, cérebro, veias e artérias, pulmões, sistema muscular... efeitos são severos... (NÃO, efetivamente, NÃO É uma gripezinha, como afirma o clã Bolsonaro).

Meus sentimentos sinceros aos familiares das vítimas, já que o governo fascista não se importa com as 23.473 pessoas falecidas. Ele diz que não é coveiro. Diz, "e daí?".

Tristeza! As mortes e o sofrimento das centenas de milhares de contagiados poderiam ser bem menores.

25/5/20

PÊSAMES E SENTIMENTOS AOS ENTES QUERIDOS DOS MILHARES DE MORTOS

22.666 mortos pela Covid-19 no Brasil. 345.060 pessoas no mundo até este momento em que escrevo. Me manifesto porque é o que posso fazer, pois sinto uma impotência que nunca senti em meus 51 anos de existência de luta.

No país em que nasci, colocaram um monstro genocida no poder e junto com o clã de monstros um bando de gente má e vil. O MAL foi colocado no poder pelos meus irmãos brasileiros. (não tenho como me afastar dessa realidade: meus conhecidos e conterrâneos colocaram o MAL no poder)

Lamento as mortes e as mortes que virão nas próximas horas, dias, semanas, meses. Lamento.

Estou de saco cheio de tanta impotência minha e sua, que juntos não revertemos essa tragédia. Saco cheio de falar, de escrever, de ler, de rede social. De praticamente tudo. A vida está muito ruim. Não vejo perspectivas. O mal avança sem reação à altura.

Não desisto de minha vida. Mas confesso que ela está sem sentido. Minha vida está melhor do que a da maioria de meus irmãos brasileiros, inclusive aqueles que são responsáveis diretos por essa desgraça toda. Sou um privilegiado, tenho casa comida e uma renda certa, mas sou humano e por isso estou tão triste diante de minha impotência no enfrentamento a isso tudo e seguirei vendo as mortes ocorrerem com muita tristeza porque as coisas poderiam ser diferentes.

Que podemos fazer para libertar o Brasil e o povo dessa desgraça toda causada pela imprensa golpista e pela casa grande, desgraças feitas através dos partidos que os representam e ao grande capital no país?

24/5/20

DOR E LAMENTO pela morte de mais 965 vítimas na pandemia da Covid-19. São mais de 3 mil brasileir@s mortos em 3 dias. 

Boa parte dessas mortes poderia ter sido evitada, caso o governo central estivesse apoiando a luta contra o vírus ao invés de só pensar naquilo que a reunião de 22 de abril mostrou ao mundo. 

Mas a morte e o ódio são as fixações do bolsonarismo. Aquela reunião é pior que a do filme Rei Leão, entre as hienas e Mufasa. Como um ser humano decente tem coragem de apoiar um bando desse?

Meus pêsames aos familiares das mais de 22 mil pessoas que perderam suas vidas.

Não há sabão ou álcool gel que desinfete as mãos e a história daqueles que votaram e ainda apoiam esses inumanos genocidas no poder. Não há.

23/5/20

LUTO E LAMENTOS

1001 pessoas morreram nas últimas 24h, vítimas do vírus Covid-19. O Brasil passou a ser o 2º país com maior número de pessoas acometidas pelo novo coronavírus, quase 331 mil pessoas. São 21.048 mortes de pessoas como cada um de nós mesmos. Ninguém está seguro. Pode ser eu ou você que me lê a próxima vítima fatal. Não temos um governo central que coordene o combate à pandemia. Nem que se solidarize com as vítimas, marias e joões, por morrerem pela doença. Meus sinceros sentimentos pelas mortes e minha solidariedade com familiares e amigos das vítimas.

Enquanto vivemos essa tragédia, o mundo tem acesso ao nível de banditismo presente na cúpula do poder central deste país jabuticaba... é estarrecedor! Aquilo não é uma reunião de governo... Que país e que povo miserável são esses que colocaram no poder aqueles seres inumanos e abjetos... (lamento dizer que diversas pessoas que conheço contribuíram para essa desgraça destruidora que estamos passando. Lamento com o coração dilacerado).

Haverá um amanhã melhor para nós, povo brasileiro não infectado pelo vírus do bolsonarismo, que ataca o cérebro das vítimas e transforma os seres infectados em zumbis bolsonaristas? Estou sem esperança.

22/5/20

COVID-19 NO BRASIL

Luto pelas vítimas fatais da Covid-19 

Minha solidariedade e meus sentimentos pelo falecimento de cada pessoa no mundo devido a essa pandemia e pela morte de 1.188 brasileir@s nas últimas 24h e pela morte de 20.047 pessoas em nosso país. São dias de muita dor e tristeza. Cada ser humano é único. Meus sentimentos aos familiares e amigos de cada vítima dessa pandemia.

21/5/20

DECAMERON

Decameron... e lá se vão 50 dias e 50 novelas... que a Fortuna me permita ler as próximas 50 estórias nos próximos 50 dias... (uma eternidade ao se considerar as incertezas do momento, pandemias de Covid-19, do apocalipse do bolsonarismo... etc).

Mais um dia se foi...

21/5/20

LEMBRANÇAS (MANDATO NA CASSI)

Mandato de diretor de saúde da Cassi 2014/18 e os Conselhos de Usuários 

Cumprimos o que era esperado pelo coordenador do Conselho de Usuários da Cassi SP (fala abaixo). Nos aproximamos dos conselhos como nunca fora feito. Foram 65 participações presenciais do diretor de saúde William entre 2014 e 2018.

As lideranças passaram a conhecer melhor o modelo assistencial APS/ESF e o papel das CliniCassi.

Cumprimos nosso papel na história do modelo assistencial da Cassi.


(fala do coordenador do Conselho de Usuários da Cassi SP em 21/5/14)

"Reunião do Conselho de Usuários SP, o companheiro William Mendes eleito para o cargo de Diretor de Saúde, atendendo a um convite do Conselho participou da reunião e conversou com os Conselheiros presentes sobre os seus pensamentos e futura linha de trabalho na CASSI, vários pontos foram debatidos e agora vamos aguardar seu trabalho e de sua futura equipe.

Agradecemos a presença do William Mendes e esperamos que os eleitos se aproximem cada vez mais dos Usuários da CASSI, para construirmos uma CASSI melhor e solidária para todos os Usuários."


(como o Facebook é público, acho que posso reproduzir aqui os comentários de duas lideranças dos conselhos de usuários no dia em que postei esta lembrança acima:

Adelmo Vianna: "Como Coordenador naquele momento tenho que elogiar sua postura e trabalho junto aos Conselhos e Associados. Você criou um paradigma que foi quebrado e abandonado e sem perspectivas de retorno.
Obrigado e parabéns."

Ricardo Maeda: "Assino embaixo, em a Pré-Conferência na cidade de Santa Maria (RS), distante 300 Km de Porto Alegre, o então Diretor da Cassi William Mendes, saiu de madrugada de Brasília, chegando a Porto Alegre, montamos uma logística para que chegasse a tempo de abrir a Pré-Conferência, voltou de ônibus a Porto Alegre, ficou no aeroporto até de madrugada para retornar a Brasília, às 11:00 horas me ligou dizendo que já estava na Cassi Sede. Vamos em frente!!"

19/5/20

LEMBRANÇAS (MANDATO NA CASSI)

53 conferências de saúde, milhares de Kms percorridos para RESGATAR a ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) na CASSI. 

Durante nosso mandato A SOLIDARIEDADE resistiu na CASSI. 

Fizemos a nossa parte na história dos direitos sociais na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.


(O comentário acima foi sobre uma postagem do dia 19/5/15, transcrita abaixo)

"INSTANTES

Embarcando para Natal RN onde teremos Conferência de Saúde da Cassi RN. Na quinta estaremos em Recife PE também para a Conferência de Saúde da Cassi PE...

Seguimos na luta e no contato com as bases sociais para falar da Cassi, do modelo de saúde da Cassi e das questões envolvidas no debate sobre a sustentabilidade e os interesses de cada lado no embate - Banco e Corpo Social. Eu sigo defendendo os interesses do Corpo Social da Caixa de Assistência. E o programa que foi eleito com suas premissas e princípios.

Abraços, William Mendes"


Ainda 17/5/20

DECAMERON

46a decamerada

Dois jovens apaixonados escapam da morte na fogueira no último instante.

A Fortuna (ou Sorte) tem grande papel no destino das personagens do clássico de Boccaccio.

O próprio fato de os personagens estarem vivos em meio à pandemia da Peste é uma interferência da Fortuna. 

E nós neste mundo do século 21 com o bolsonarismo e a demência canalha nos ameaçando mais que a própria pandemia da Covid-19? A Fortuna nos abandonou?

17/5/20

COVID-19 E FUTEBOL (!?)

Cara, fico pensando na contradição humana... o futebol alemão está de volta, mesmo com a pandemia. 

Portões fechados, sem torcida, sem cumprimento de mãos e abraços dos jogadores...

É tudo muito ridículo e um contrassenso.

PENSA um escanteio ou uma falta perto da área, onde 21 caras vão se aglomerar pra disputar uma bola alçada... pensa!

Os 21 humanos vão respeitar a distância mínima recomendada pelas autoridades sanitárias? E a barreira?

Realmente... se é assim, coloca os 50 mil torcedores no estádio!

Ainda 16/5/20

DECAMERON E PANDEMIA DE COVID-19

Decameron - 45 dias, 45 novelas (que os deuses me afastem das pestes para ler mais 55 dias...)

16/5/20

LEITURA DE "ERA DOS EXTREMOS"

Instantes... (Hobsbawm)

A antiga retórica contra "comunistas"... Kennedy, Trump, e os cretinos do país jabuticaba... (estava na página 234)

15/5/20

LEITURA DE "ERA DOS EXTREMOS"

Instantes de leitura... (ao ler a página 208)

Firme até chegar no ponto que defini pra hoje do Hobsbawm. Faltam 10 páginas. E ainda tenho que ler a novela do dia do Decameron...

Leitura é um ato de resistência! E uma busca por sentidos...

Fiquem em casa! Já perdemos 14.817 vidas pelo vírus Covid-19 (oficialmente).

--------

Nenhum comentário: