sábado, 18 de fevereiro de 2023

Diário e reflexões - Cuba XIII (16/02/23)



Refeição Cultural - Cuba (XIII)

Osasco, 18 de fevereiro de 2023. Sábado de Carnaval de muita chuva.


Ando um pouco cansado por esses dias. Cansaço é cansaço, seja ele físico ou mental ou existencial. Mesmo assim, faço praticamente tudo que me toca fazer. Tenho ido a reuniões políticas do PT, fui à manifestação contra a taxa de juros extorsiva do Bacen, pego os livros que estou lendo e leio, vejo algumas coisas que planejei ver, faço atividades físicas... mas ando um pouco cansado. Banzo...

Um dos poucos objetivos traçados por mim para esses meses do viver é conhecer um pouco mais a respeito de Cuba e do maravilhoso povo cubano, um caso exemplar de resistência contra a hegemonia do imperialismo e do capitalismo. À medida que leio alguma coisa, aumenta a certeza sobre a minha ignorância incômoda por não saber nada a respeito da história cubana.

Vi nesta semana uma entrevista do Breno Altman a uma médica de família brasileira que me trouxe muita informação sobre Cuba. O programa "20 minutos entrevista" do Ópera Mundi do dia 07/02/23 ouviu a médica mineira Júlia Rocha, que esteve recentemente em Cuba e nos conta um pouco da experiência que viveu por lá. É uma entrevista esclarecedora! Vale a pena ver.

Em relação às leituras sobre Cuba, estou lendo 3 livros: uma antologia de José Martí, um romance de Leonardo Padura e um livro sobre a amizade entre Fidel Castro e Ernesto Che Guevara. Também está na fila o livro de Fernando Morais, A ilha

Outra atividade que estou desenvolvendo é relembrar as habilidades da língua espanhola, pois é natural que o idioma aprendido se perca se não praticamos a nova língua estrangeira apreendida.

Enfim, para o cansaço que estou já escrevi o bastante. Sigo com aquele banzo danado.

William


Post Scriptum: clique aqui caso tenha interesse em ler o texto anterior sobre meus descobrimentos cuba.istas.


Nenhum comentário: