terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Diário e reflexões - Fevereiro (28/02/23)



Refeição Cultural - Fevereiro de 2023

Osasco, 28 de fevereiro de 2023. Terça-feira. (texto atualizado às 22h55 de 1º de março)


INTRODUÇÃO: REFLEXÕES

É importante que não esqueçamos os ensinamentos que tivemos ao longo da vida, ainda mais quando tivemos a intenção de aprender através dos estudos e da observação, ou seja, podemos aprender mais ou aprender menos de acordo com a vontade e com as oportunidades que se colocam para nós na vida. Percebo que a curiosidade filosófica do querer compreender a vida eu sempre tive. Isso é bom.

Como diz a música Lucky Man da banda The Verve, sou um homem de sorte. Apesar de todos os perrengues do viver nas décadas vividas, tive muitas oportunidades de aprender coisas boas tanto com as convivências dos ambientes por onde passei como também através de leituras e estudos formais. O homem que sou hoje é resultado da cultura que acumulei até aqui, e só assim pude perceber o quanto não sabemos quase nada. Saber isso é um incentivo para estudar mais todo dia, a todo instante.

A Política é uma das dimensões da vida humana, do viver em sociedade, é uma das habilidades do animal homo sapiens, é o que nos faz diferentes das demais espécies animais. Tive a oportunidade de aprender política por ter sido trabalhador de uma categoria organizada nacionalmente. Mas não me politizei só por isso, aprendi política por querer aprender, por vontade, porque me abri para o ensinamento. Muitos conhecidos também foram da categoria bancária e não se politizaram, não adquiriram consciência de classe. Então meu saber teve um esforço. Isso é bom.

A convivência com o ambiente político do movimento sindical e do mundo do trabalho bancário, primeiro em banco privado e depois em banco público, foi uma oportunidade central na minha vida para me politizar e me tornar a pessoa que sou. Desde a adolescência, minha consciência era formatada somente pelos meios hegemônicos da classe dominante, a minha consciência e a de meus familiares e conhecidos. Nós, o povo brasileiro. Após virar trabalhador bancário numa base com sindicato organizado passei a ter a oportunidade de ouvir a gente da minha classe e isso mudou minha trajetória de vida. I'm Lucky Man...

Achei importante registrar essa reflexão hoje, nesse texto sobre o meu mês de fevereiro, e sobre alguma impressão que tive em relação ao governo Lula e ao mundo no qual vivemos, que é um só, uma aldeia global, com os meios materiais de todos nós, que somos natureza como ela em si. Somos terra, água, ar, minerais, microorganismos. Somos só natureza. E por estarmos hegemonizados pelo modo de produção capitalista estamos destruindo as condições de existência de nós mesmos nessa aldeia global. Política... as decisões entre fazer bombas ou pães são sempre políticas e não técnicas...

Aliás, falando de política, tenho uma compreensão bem melhor das coisas da política pela formação que tive. Como diz o historiador Eric Hobsbawm, não é verdade que "tudo compreender, tudo perdoar" (ver citação completa aqui). Hoje consigo compreender bem melhor como as coisas funcionam na política, concorde ou não, apoie ou não as coisas da política, muito do que já vi nos dois primeiros meses do governo Lula, o nosso governo, são coisas compreensíveis para quem é politizado. Se todas as medidas do governo darão o resultado esperado não temos como saber, mas afirmo aqui que estou na torcida, de verdade! É o meu governo!

---

FEVEREIRO

Mundo - A guerra entre os Estados Unidos, seus vassalos e a Otan contra a Rússia em solo ucraniano completou um ano em 24 de fevereiro e não temos à vista perspectivas de paz, nem de vitória de um lado ou do outro. Os EUA desejam que a guerra siga para que o sofrimento dos ucranianos e dos russos traga alguma mudança política na Rússia e seus aliados. A indústria armamentista está sendo beneficiada e o capitalismo agradece por isso. Que merda! Me parece que a Ucrânia pode se transformar naquele charco fétido da 1ª Guerra Mundial, a Frente Ocidental, com mortandade absurda por anos até que a Alemanha perdesse a guerra por maior esgotamento de recursos em 1918. Que foda!

Brasil - O governo Lula segue num esforço de unir e reconstruir o país após a catástrofe dos governos Temer e Bolsonaro. As bolsas de iniciação científica foram reajustadas fortemente, em média 40%. Isso é bom! Outra medida importante para o país e o povo é a volta do Minha Casa, Minha Vida, agora com regras melhoradas que incluem prioridades a idosos e a famílias em áreas de risco (tragédias como a do litoral norte paulista serão cada dia mais comuns com o aquecimento global). Lula começou a valorizar o salário mínimo, referência nacional para trabalhadores e milhões de aposentados. Assim como fizemos desde 2004, haverá uma política de valorização anual do salário mínimo. Isso é bom!

Eu estou preocupado e tenho discordância em relação ao voto que o Brasil deu na ONU se posicionando diferente de seus parceiros do BRICS em resolução sobre a guerra na Ucrânia. O texto só responsabiliza a Rússia e sequer cita o que a Otan e o Ocidente fizeram desde os anos noventa ao avançar as fronteiras e incluir países da antiga Cortina de Ferro na Otan. Muito ruim a posição do Brasil na ONU. Também tenho dúvidas em relação ao que a área econômica está fazendo ao taxar os combustíveis sem mudar a regra dos preços que fode o povo brasileiro em benefício de encher o rabo dos acionistas com a maior distribuição de lucros do planeta. Também acho que Lula deve rever completamente a "deforma" do ensino médio e não me parece que isso é consenso no governo.

---

MEU FEVEREIRO

Sigo me esforçando para ter uma condição de saúde aceitável. Evito exageros na alimentação e nas bebidas. Tenho um foco numa alimentação saudável e exercito meu cérebro diariamente, a essência do que sou são meus 86 bilhões de neurônios. O viver é uma oportunidade e temos que dar valor à vida, tanto a nossa quanto a de todas as pessoas e demais seres da natureza.

Neste mês eu corri menos, foram 5 corridas, sendo 4 de 5K e uma maior, de 7,5K. Andei, pedalei e fiz musculação também. Vi muitos filmes antigos e estou lendo revistas de corrida também.

Sigo me esforçando para participar de movimentos políticos, fui em reuniões do Partido dos Trabalhadores e atividades de rua.

Em termos de leituras e estudos, estou lendo dois livros grandes sobre Cuba, Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, e lendo autores cubanos, Padura e Martí. Defini que neste ano iria conhecer mais sobre esse povo caribenho fantástico.

Assim como li em janeiro dois livros e um volume de mangá (HQ), neste mês de fevereiro li o livro de poesias rio pequeno, de floresta (comentário aqui), indicado por um grande amigo, o professor Gouveia. O poeta constrói seus poemas no cenário onde nasci e vivi até os 10 anos de idade. 

Li também um livro diário muito bom, diário de um bandeirante..., de Roberto Buzzo (comentário aqui). Terminei a leitura em lágrimas, emocionado com o final. 

Li o Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, em homenagem aos 175 anos de sua publicação em 1848. Mais atual que nunca! Ler comentário aqui.

E também li o 3º volume de Gen Pés Descalços, de Keiji Nakazawa. Imagens fortes e história baseada no lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima. Demais! Vale a pena! Comentário aqui.

Em termos de leitura, estou dentro do planejado, foram 5 livros e 2 volumes de mangá nos dois primeiros meses do ano. Além dos livrões que estou lendo.

Sigamos no esforço de ser uma pessoa em busca de conhecimento e de formas de contribuir para um mundo melhor. É fundamental que as pessoas estudem e que pensem maneiras de salvarmos o mundo e os seres humanos.

William


Post Scriptum: minha reflexão sobre o mês de janeiro pode ser lida aqui.


Nenhum comentário: