quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Diário e reflexões


Corrida de 10K no Pq. do Sabiá.

Refeição Cultural

Osasco, 27 de dezembro de 2023. Quarta-feira.


98ª São Silvestre e saúde

Depois de alguns anos sem participar da corrida de São Silvestre, neste ano acabei me inscrevendo para a prova de 15 Km que acontece no último dia do ano em São Paulo. 

Foi um repente que tive após conseguir realizar minha caminhada de 80 Km lá em Minas Gerais, em agosto. Apesar da minha condição física ruim, imaginei que conseguiria me preparar para o percurso da corrida em três meses.

O fato concreto é que não deu certo adquirir o condicionamento físico para percorrer um percurso de 15 Km em trote leve, ou seja, correndo. 

Logo que iniciei a preparação em outubro, senti uma contusão na parte inferior da perna direita. Precisei ficar algumas semanas sem correr. Vi que meu sistema músculo-esquelético estava muito aquém da condição exigida para 15 Km.

Avaliei que teria que pensar uma estratégia diferente da que havia planejado: fazer umas oito corridas por mês, aumentando minha resistência paulatinamente até o dia 31 de dezembro. 

Tudo está diferente em meu corpo, essa realidade eu já sabia. Minha energia interna não é mais a mesma, tenho desgaste na estrutura do quadril, estar acima do peso também era fator prejudicial etc.

Decidi começar a andar bastante e forte durante os meses de outubro e novembro e perder um pouco de peso. Andei pra caramba! E consegui diminuir uns 3 Kg comendo menos e estando mais atento ao que comia e bebia. O pastel da feira, os dois pedaços de pizza, os pãezinhos e a quantidade de arroz, o chopp, tudo foi cortado ou diminuído.

E mantive uma série de exercícios de musculação para não perder a pouca massa magra que sobrou em mim. Fiz tudo sem exageros. Na questão da saúde não sou radical como sou nos princípios políticos. Aliás, pensando bem, sou firme nos princípios e flexível nas táticas, como se deve ser na política.

Ao voltar aos trotes, agora controlando frequência cardíaca, percebi a falta de condicionamento físico por ver minha pulsação ir às nuvens num trote lento que consideraria normal (coração vai a 180/185). Ou seja, tenho um longo caminho pela frente para correr quilômetros com uma frequência cardíaca confortável: no meu caso, seria mais ou menos entre 155 e 170 batidas por minuto.

Enfim, avaliando tudo isso, percebi que não teria como participar da São Silvestre neste ano. Avaliei não ter energia interna para correr 15 Km. Pensei comigo que a vida é assim mesmo. 

Evidente que vou lá buscar minha camiseta da prova porque os caras cobram caro pra caralho a participação formal na prova. Foram 240 reais! 240 reais! 

Na última vez que participei da prova em 2019, nem água suficiente tinha no percurso. Era desesperador ver aquela multidão com sede em um dos dias de mais de 30º de calor no verão brasileiro.

---

Parque do Sabiá, Uberlândia, MG.

A MAGIA DO PARQUE DO SABIÁ 

Ao passar o Natal com familiares em Uberlândia (MG), fui para o Parque do Sabiá, dia sim, dia não. Sou apaixonado por aquele parque.

No dia 22, fui para correr um pouco e andar um pouco, sentir o parque, o cheiro da vegetação, o canto dos pássaros, o clima daquele lugar. Devagar, fiz meu trote de 5 Km. Eu já não corria essa distância fazia meses... corri a distância em 36' e continuei caminhando para descansar e sentir minha energia. Andei quase o mesmo percurso. Foram 93' em 9,34 Km. Percebi que não teria mesmo como correr a São Silvestre.

No dia 24, fui para testar minha energia e uma estratégia que imaginei: correr observando a frequência cardíaca para não me colocar em risco. Sempre que chegasse aos 180 eu andaria um pouco até voltar aos 160 e então voltaria ao trote. Vocês não imaginam a felicidade ao voltar a correr 9 Km em 68'35"... Foi incrível. Terminei com a energia controlada, cansaço razoável e sem fadiga alguma. Pensei comigo que se eu tivesse mais alguns dias como aquele, eu poderia até correr a São Silvestre.

No dia 26, mesmo sendo um pouco arriscado porque 48h não é o suficiente para descansar da carga que havia feito em 22 e 24, voltei para o parque para me despedir. Acordei bem cedo, tomei café no hotel e fui com chuva mesmo para o Sabiá.

Amig@s, com uma concentração enorme em mim mesmo, com chuvinha leve, iniciei meu trote quase caminhando o 1º Km - o peso do café da manhã rsrs - e fui para a intensidade do trote normal em seguida e, parando um pouquinho quando a pulsação estava no limite, tive energia para correr os 10 Km em 81' e terminei bem, sem fadiga e ainda viajei o dia todo sem sentir o corpo cansado. 

Foi incrível reencontrar um pouco da energia que sempre tive para atividades físicas. Mais algumas semanas nesta sequência que fiz e eu conseguiria retomar as corridas de fundo como a São Silvestre.

Pois é, vamos retirar o Kit da São Silvestre que eu quase corri...

William


Nenhum comentário: