Refeição Cultural
Osasco, 20 de dezembro de 2023. Noite de quarta-feira.
"Reafirmamos nosso apreço ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, ao afirmar que 'a esperança é um condimento indispensável à experiência histórica. Sem ela, não haveria história, mas puro determinismo. Só há história onde há tempo problematizado e não pré-dado. A inexorabilidade do futuro é a negação da história'." (Denise e Giovani Costa Ceroni)
A leitura dos artigos do livro O Brasil voltou, organizado por Cleusa Slaviero, foram lidos por mim agora em dezembro, ao completarmos o primeiro ano do governo Lula.
Quando fizemos os textos entre o final do ano passado e os primeiros dias deste ano, tivemos como tema central a vitória de Lula e a derrota do regime fascista e de morte que havia se instalado no Brasil com aquelas eleições fraudulentas em 2018, quando um complô envolvendo agentes públicos, donos do poder econômico e forças externas do imperialismo prenderam Lula numa masmorra em Curitiba.
Os textos são uma mescla de desabafos, histórias da campanha extraordinária que fizemos para eleger Lula e derrotar Bolsonaro, os textos são declarações de amor ao Brasil, ao povo brasileiro, ao presidente Lula. Os textos são mensagens de esperança e de fé num amanhã melhor para todos nós.
--------------------
"Sócrates, Olga Benário, Pepe Mujica, Mandela, Gandhi, Martin Luther King, Lula, Jesus Cristo. Os prisioneiros mais livres da história. Não se aprisiona mentes livres! Aprisionam o corpo. Porém, as ideias, os pensamentos e a mente permanecem livres!" (Antonio D. Santos)
--------------------
Lendo o livro após o primeiro ano do 3º governo do presidente Lula, podemos afirmar sem receio de exagerar que nosso estadista humanista fez o possível para cumprir os compromissos que assumiu com o povo brasileiro.
Imagino, no entanto, que o presidente deve ter ficado espantado com o quanto o cenário encontrado foi pior do que se poderia intuir. Até ele com a experiência que acumulou na política deve ter ficado chocado com tanta destruição de tudo, do desfazimento das bases do Estado brasileiro.
Eu tenho uma opinião construída aos poucos, através de leituras, estudos, reflexões e avaliações, que o Brasil passou por uma revolução! Não nos demos conta disso.
O golpe de Estado em 2016 e a sequência de acontecimentos dos quais fomos vítimas, incluindo a chegada ao poder daquele monstro e seu clã e sua corja de gente do mal, equivaleram pelos resultados e consequências a uma revolução conservadora e reacionária no Brasil. Tudo foi alterado e se conseguirmos refazer os desfeitos será após um bom tempo de reconstrução.
As instituições do Estado estão contaminadas, estão tomadas por gente que pertence às ideias e ideologias do regime que ocupou o país por sete anos, os três do traidor e os quatro da máfia que se apoderou do poder formal do país.
Não vou me alongar nesta avaliação pois não é este o foco desta postagem, mas registro o que tenho claro como alguém que viveu a política por dentro e que estuda nosso país e nossa história sob o ponto de vista da classe trabalhadora.
E sendo assim, avalio que Lula não decepcionou as esperanças dos articulistas do livro. Porém, muitos articulistas devem ter compreendido que será bem complicado refazer parte do que foi destruído. Pois não temos correlação de forças para isso.
Meu artigo falava da oportunidade de não estarmos mais quatro anos sob aquele regime do mal, da oportunidade de termos Lula na presidência, sem termos que enfrentar a destruição de nosso mundo partindo do Planalto Central. Deixei abaixo minha contribuição para as pessoas que não têm o livro.
Lula fez o que foi possível logo nos primeiros meses, e fez a política como poucos sabem fazer para trazer para nós mais algumas conquistas. Mas eu avalio que nossos inimigos estão articulados e que o risco é enorme nos próximos três anos.
Estejamos atentos e vamos para as ruas e vamos organizar o nosso lado melhor no próximo ano, é o que espero e desejo.
Os textos são emocionantes e nos alimentam as esperanças. Tem muita gente boa por aí, apesar de vermos mais do que gostaríamos as pessoas que abraçaram o mal como forma de vida.
Tenho alguns volumes do livro. Caso algum leitor ou leitora do blog tenha interesse, me avise por mensagem.
William
Post Scriptum: o comentário sobre o livro anterior de artigos que fizemos pode ser lido clicando aqui.
Bibliografia:
SLAVIERO, Cleusa (org). O Brasil voltou. Diversos autores e autoras. 1ª edição - Curitiba, PR: Compactos, 2023
---
Artigo
A ELEIÇÃO DE LULA É UMA OPORTUNIDADE
Ao elegermos Lula presidente do Brasil no dia 30 de outubro de 2022, superando a maior máquina de corrupção eleitoral da história do Brasil e quiçá do mundo, nós criamos uma oportunidade de fazermos algumas coisas que precisam ser feitas pelo bem do Brasil e do povo brasileiro, pelo bem da humanidade e do planeta Terra.
São só quatro anos, mas são quatro anos! Façamos, então, o que tem que ser feito. A oportunidade é única!
Pelos próximos quatro anos não virá do poder central a ordem de destruir tudo em relação à natureza e aos nossos biomas como a Amazônia, o Pantanal e os nossos milhares de quilômetros de litoral. Não virá do poder central a ordem de invasão e agressão às terras de nossos povos indígenas e quilombolas e áreas de reservas ambientais.
A eleição de Lula é uma oportunidade de nossa metade da população brasileira - aquela que não abraçou o que significa o mal bolsonarista - de se organizar e cobrar do governo federal o refazimento e fortalecimento dos órgãos de proteção, fiscalização e controle do meio ambiente.
Serão quatro anos para engajarmos pessoas na defesa do meio ambiente. Se essa luta não for popular, a natureza não terá chance alguma, e a questão central do clima será uma causa perdida, e perdidos estaremos todos nós seres vivos deste planeta.
A eleição de Lula é uma oportunidade pelos próximos quatro anos de reconstruirmos as bases do sistema de educação pública em todos os níveis, é uma chance das universidades e escolas técnicas e centros de pesquisas seguirem existindo e com autonomia. É uma chance para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. É uma chance para o Sistema Único de Saúde e para o cuidado dos 215 milhões de cidadãos brasileiros!
É uma oportunidade para milhões de adolescentes, jovens e adultos que foram pegos no meio do caminho pela destruição bolsonarista. Quanta gente estava estudando e parou, estava estudando e desanimou, iria estudar e desistiu? Gente que poderia mudar sua vida através da oportunidade da educação e ficou pelo meio do caminho, gente que entristeceu, deprimiu, empobreceu, que encontrou no álcool o refúgio pelo abandono da perspectiva da educação. Quanta gente!
A eleição de Lula é uma oportunidade pelos próximos quatro anos, é a esperança na educação. É a esperança de reduzir a destruição do meio ambiente. É a esperança na recuperação e criação de direitos sociais básicos para o exercício da cidadania plena pelo conjunto da população brasileira. É uma chance para combater a fome e para recuperar as políticas sociais e afirmativas. É uma chance de combate ao preconceito, que gera discriminação e desigualdade social.
Então, aproveitemos essa oportunidade! Façamos a nossa parte! Estudemos todos os dias! Nos engajemos nas questões sociais! Que nos unamos pela educação, por um bom desempenho nas conferências que Lula organizará para incluir a população nas decisões sobre que sociedade queremos. A outra metade - a que aderiu ao mal - mostrou que está viva e atuante. Por mais que tentemos resgatar relações e pessoas, uma parte da sociedade seguirá na seita bolsonarista e negacionista.
Lula é uma oportunidade de construir um país e um mundo melhor. Façamos dessa oportunidade conquistas pelos próximos quatro anos.
William Mendes
Blog Refeitório Cultural
Osasco - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário