quinta-feira, 25 de abril de 2024

Leitura: Mulheres são tudo isso e muito mais - org. Cleusa Slaviero



Refeição Cultural

Osasco, 25 de abril de 2024. Quinta-feira.


As crônicas e artigos do livro Mulheres são tudo isso e muito mais (2024) são emocionantes, marcantes e de arrepiar leitoras e leitores. Os relatos, as histórias e as confissões constantes nos textos me fizeram pensar muito, me peguei refletindo sobre vários deles.

O livro é mais uma coletânea organizada pela excelente editora Cleusa Slaviero e sua equipe. Nesta edição com a temática relevante sobre as mulheres, tive a oportunidade de ler contribuições de companheiras que conheço de longa data, e que textos potentes! 

O projeto de livros coletivos, da Editora ComPactos, é uma ideia muito legal. Eu conheci o trabalho através da companheira e amiga Marisa Stedile, grande liderança da classe trabalhadora, ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região. Aliás, os artigos que ela nos presenteia nos livros são sempre impactantes. Nesta edição, não foi diferente!

Ao escrever minha contribuição, pensei muito no quanto eu fui me modificando como homem e cidadão ao longo de décadas por influência de mulheres que marcaram minha vida e me ajudaram a ser o que sou hoje. A educação e a formação política me ajudaram a superar os anos de fúria e ignorância. Sou grato por isso.

Os ambientes aos quais estive exposto indicavam um caminho de violência, machismo e intolerância: o próprio lugar onde nasci, o Brasil da ditadura, o Brasil da escravidão longeva e do racismo estrutural, o país que mais mata pessoas trans no mundo. Fui salvo por minha mãe, e depois fui sendo salvo a vida toda pelas veredas que peguei, sempre influenciado por uma mulher potente.

---

AS MULHERES DEVEM ESTAR NOS LUGARES QUE QUISEREM E COM CONDIÇÕES PARA ISSO

A temática do livro é fundamental num momento de disputa de hegemonia mundial sobre as ideias que dominam a pauta e a agenda da comunidade humana. 

Ao mesmo tempo em que vemos avanços nas pautas das discussões identitárias e de gênero, resultado de séculos de enfrentamento feminino ao mundo do macho alfa branco proprietário dos meios, vemos retrocessos inaceitáveis nas conquistas e nos direitos das mulheres, retrocessos pautados pela extrema-direita mundial, disfarçada nas mais variadas formas em cada sociedade.

---

JÁ IMAGINARAM HOMEM REIVINDICANDO DIREITO AO PRÓPRIO CORPO? (para além da questão de pessoas escravizadas)

Peguemos como exemplo a questão do direito ao próprio corpo, um debate secular da pauta de gênero. A questão de interromper ou não uma gravidez indesejada ou com risco de morte para a mãe. Fico imaginando qual seria a posição e o comportamento dos homens caso eles engravidassem... 

Já imaginaram como seria tratada a questão do aborto caso a forma de reprodução nos animais mamíferos homo sapiens se desse através de beijo na boca? 

Se a reprodução humana ocorresse tanto em corpos de homens como de mulheres e a forma de concepção fosse através de trocas corporais pela boca? 

Será que existiria alguma divergência na sociedade sobre interrupção ou não de gravidez se homens de repente se pegassem grávidos?

Pois é! Imaginar a questão da gravidez em homens é para exercitar a antiga forma de se colocar no lugar da outra pessoa para tentar se sensibilizar com o que as outras pessoas sentem ou enfrentam nos dilemas diários da vida humana.

Nunca me esqueço dos ensinamentos que aprendi no movimento sindical sobre as diversas temáticas identitárias. 

RACISMO - Um branco como eu jamais vai saber o que uma pessoa negra como minha irmã, por exemplo, sentiu ou sente todas as vezes ao longo de sua vida em que ela foi ou é vítima do racismo nojento dessa sociedade brasileira hipócrita na sua parte que não reconhece o racismo estrutural vigente há séculos.

---

CRÔNICAS QUE NOS FAZEM REFLETIR E QUE NOS EMOCIONAM

Enfim, exemplifiquei duas questões cotidianas na vida das pessoas em convívio social, a questão de gênero e a questão do racismo.

O livro veio num momento central de nossa história humana. A temática foi certeira. Cada um dos trinta textos mexe com a gente.

Recomendo a leitura e parabenizo todas as pessoas envolvidas no projeto.

William Mendes


2 comentários:

marisa sempre com você disse...

Não mereço tanta deferência, mas agradeço todos dias por ter convivido com pessoas maravilhosas do movimento sindical e político que só me fizeram crescer. Fiquei muito gratificada por você estar conosco, principalmente por ter resgatado a influência de nossas companheiras, como a querida Deisi, na sua perspectiva de vida.

William Mendes disse...

Olá, querida companheira Marisa!

Você merece toda a nossa consideração sim, você foi uma pioneira e precursora na liderança feminina na nossa categoria bancária e na nossa luta de classe. Um grande exemplo para tod@s nós e abriu portas para as companheiras que vieram depois ocupando o legítimo espaço político nos movimentos de luta!

Um fraterno abraço! Tamo junto nas lutas por um mundo mais justo e igualitário.

William