domingo, 2 de fevereiro de 2025

Diário e reflexões


Nuvens (de PE a SP). 

Refeição Cultural

Osasco, 02 de fevereiro de 2025. Domingo.


Fevereiro

O que fazer? O que não fazer?

Enquanto escritor deste blog de cultura, meu planejamento para as próximas semanas prevê um trabalho diário de algumas horas com meus textos dos blogs, tanto deste de cultura quanto do sindical. 

Tenho um trabalho de fôlego para realizar relendo, corrigindo e diagramando milhares de textos produzidos ao longo de duas décadas. Já encontrei muito texto interessante e que envelheceu bem nos blogs.

CEDOC - O trabalho consiste em organizar cadernos dos blogs por ano de produção textual. Os cadernos farão parte do acervo que estou organizando com os materiais que acumulei ao longo da vida de representação sindical e de estudos.

-

Também tenho como meta no mês, a revisão e entrega final dos textos do livro "Memórias de um trabalhador politizado pelos bancários da CUT". 

Farei a impressão de algumas unidades para presentear amigos e companheiros que lutaram ao meu lado por décadas no movimento sindical.

-

Em termos de leituras para o mês, pretendo terminar o clássico de Umberto Eco, "O nome da rosa".

Pretendo seguir lendo poesias. Com menos frequência do que li em dezembro e janeiro, pois a tarefa com os blogs será pesada.

A novidade é que pretendo escrever mais poesias. 

Poemas são textos literários muito sofisticados e sintéticos. São formas de expressão com o uso conotativo das palavras. Farei experiências com temas cotidianos no meu ritmo poético.

-

Enfim, vou diminuir minha participação na política partidária. Faço volume quando me demandam, mas tenho que avaliar a ampulheta do meu tempo e pesar as coisas quando tiver que decidir entre a rua ou meus objetivos de estudos e produção textual.

Como não sinto mais a mesma energia física que tinha, talvez a minha maneira de contribuir para a coletividade e seguir lutando para mudar a realidade horrível na qual nos encontramos seja estudando, criando ideias e opiniões e compartilhando por textos de forma gratuita como faço aqui há anos.

Acredito na educação. Acredito na capacidade humana. Acredito na mudança. Passar adiante de forma honesta e firme o que penso é uma forma de atuar no mundo.

Sigamos na luta por um outro mundo possível.

-

Nuvens

A linda foto que ilustra essa postagem - as nuvens - é para lembrar a todas as pessoas para não confiarem suas produções de toda uma vida às tais nuvens das big techs... 

Há uma guerra em andamento no mundo e as plataformas que dominaram a sociedade humana fazem parte dessa guerra de hegemonia global. 

Uma "nuvem" não é o lugar para se guardar a produção de conhecimento humano.

Guardem a produção humana em meios físicos, não em "nuvens". Elas desaparecem ao sabor dos ventos e tempestades.

William


2 comentários:

  1. Não vejo a hora de poder fazer isso também, meu amigo. Ler os textos, corrigir, arrumar e organizar. Bom trabalho para você. Um mega abraço em todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Marili, rever a produção textual e cultural que fazemos é uma experiência bem interessante. Você vai gostar quando conseguir seu merecido descanso. Abração no povo lindo!

      Excluir