domingo, 23 de janeiro de 2011

Refeição Cultural 67 - Por que os Nazistas odiavam tanto os judeus?

ESTOU EM FÉRIAS e tenho conseguido ler um pouco, ver alguns filmes e correr.

Um dos temas que tenho procurado diz respeito a melhorar um pouco meu conhecimento em relação às duas grandes guerras, à guerra do Vietnã e sobre a intolerância e a vivência em sociedade.

Vi dois filmes de Oliver Stone sobre o Vietnã: "Platoon" de 1986 e "Nascido em quatro de julho" de 1989.

Sobre a 2a Guerra Mundial e o Nazismo vi "O menino do pijama listrado" de 2008 e vi "O pianista" de 2002. Filmes dolorosos e muito importantes para a compreensão das gerações atuais sobre o risco de novas guerras.

Retomei e estou relendo um pouco "A era dos extremos" de Hobsbawn. Como é de hábito meu, o livro é um dos trocentos que começo a ler, leio umas dezenas ou centenas de páginas e não termino a leitura. Também estou relendo "LTI - a linguagem do Terceiro Reich" de Victor Klemperer.

Ao assistir ao filme "O pianista", ontem, e mediante as cenas de barbárie e execuções dos judeus nos guetos de Varsóvia, uma pergunta feita em casa me deixou pensativo e ainda estou refletindo sobre como eu poderia respondê-la de uma forma simples.

"Por que os alemães/Nazistas odiavam tanto os judeus?"

E aí, que digo?

Quem poderia me ajudar a responder essa pergunta?

À parte a questão histórica - judaísmo, antisemitismo, cristianismo, cruzadas, álibi de Hitler para justificar crise alemã, dentre outras motivações -, a resposta pode ter semelhanças com respostas a perguntas do tipo:

- Por que os jovens americanos dos anos sessenta que se alistaram voluntariamente para a Guerra do Vietnã odiavam tanto os "comunistas" (ao menos no começo, antes de chegarem as notícias dos massacres de civis de lá)?

E mais:

- Por que tanto ódio entre hutus e tutsis em Ruanda, na África?
- Por que tanto ódio e extermínio há tão pouco tempo na ex-Iugoslávia entre croatas, sérvios, bósnios, albaneses etc?
- Por que tanto ódio daqueles garotos na Av. Paulista ao atacarem outros garotos andando pelas calçadas?
- Por que meninas e meninos da classe média paulista andaram pedindo que matassem os nossos irmãos nordestinos de forma tão chocante após as eleições presidenciais de 2010?

E AÍ, por que os Nazistas odiavam tanto os judeus?

Nenhum comentário: