quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O menino do pijama listrado - livro e filme

Leituras e férias
Li este livro em dois dias e em seguida assisti ao filme homônimo. O livro é de 2006 e o filme adaptado é de 2008. Ambos são fantásticos!

Como sou amante da leitura, sempre que possível, dou preferência para a leitura do livro primeiro e para a minha imaginação. Quando tem um filme baseado na história que li, melhor ainda. Mas, gosto de deixar as imagens por minha conta através da leitura primeiro.

A história de Bruno e de Shmuel é tão envolvente que você começa a ler e não consegue desligar-se até acabar a leitura. Li em duas sentadas em minha cadeirinha de praia-sala. Fiquei pensando no autor e na sua capacidade de se diferenciar tanto para contar uma estória sobre um tema tão batido e repetido como a tragédia do Nazismo. PARABÉNS AO JOVEM IRLANDÊS JOHN BOYNE!

Foto divulgação

O filme foi muito bem feito. Eu diria que é leve e fácil de se ver.

Eu sei que é estranho falar em leveza quando estamos falando da tragédia do Nazismo, mas o sentido que estou dando é de leveza no sentido de não ter tanto apelo ao sangue, à violência explícita, a imagens que nos embrulhem o estômago como, por exemplo, o filme de Mel Gibson sobre Jesus Cristo - o sangue Dele e partes de Sua carne quase espirram no telespectador.

A adaptação do livro ao filme foi muito satisfatória, pois há diferenças evidentes entre a obra escrita e a adaptação ao cinema. Aliás, a leveza que digo também tem o sentido de dizer que as crianças e adolescentes do século XXI deveriam sempre ver estórias assim para que não façam aquilo que o Nazismo fez quando governarem o mundo.

As duas crianças que interpretaram as personagens são deslumbrantes. Elas interpretam com tanta naturalidade que é difícil não se envolver rapidamente na trama.

LEIAM E ASSISTAM A "O MENINO DO PIJAMA LISTRADO"!

Nenhum comentário: