sexta-feira, 5 de agosto de 2022

45. Discurso da servidão voluntária - La Boétie



Refeição Cultural - Cem clássicos

Ao ver o professor Pedro Serrano citar La Boétie dias atrás, ao falar sobre a questão da tirania e dos apoiadores dos tiranos, acabei pegando meu livro do filósofo e relendo um de seus principais textos, um clássico.

Ganhei o livro do amigo Sandro Sedrez e tomei conhecimento do texto em janeiro de 2017. Cinco anos após a leitura, reli vendo na minha mente as imagens do Brasil regido por um tirano com o apoio de quase 1/3 da população. O que La Boétie explica tem muito sentido, juro pra vocês!

No livro, o filósofo enaltece o valor da liberdade e também discorre sobre motivos que fazem as pessoas abrirem mão de suas liberdades para servirem voluntariamente às tiranias. As observações do autor são feitas a partir de dezenas de exemplos históricos que ele vai citando a cada nova argumentação. La Boétie é muito perspicaz.

Não vou fazer um monte de citações aqui na postagem. A ideia central de manutenção das tiranias, citada por Pedro Serrano e por La Boétie, me fez ficar pensando a respeito.

Os apoiadores dos tiranos os apoiam porque também têm na tirania instalada no poder as suas oportunidades de praticaram as suas tiranias cotidianas, a tirania é conveniente a eles.

Aos que não são tiranos ou ao menos que não se sentem à vontade com a tirania cabe se organizarem e derrubarem os tiranos do poder, sabendo que pra isso terão que enfrentar seus vizinhos, familiares, conhecidos e todos os tiranos que os cercam...

É isso!

William


Post Scriptum: tem uma coisa que carrego comigo desde que frequentei um curso de gnose séculos atrás que ainda martela em meu coração (o cérebro): naquelas aulas de autoconhecimento, os instrutores diziam que os pecados e os erros eram muito mais graves e de difícil perdão naqueles que tinham mais conhecimento porque os cometiam com consciência do que era certo ou errado. Eu tenho muito mais dificuldades para lidar com os intelectuais e pessoas com algum grau de conhecimento que se locupletam com os tiranos e as tiranias do que com os ignorantes de sempre e os idiotizados do mundo moderno pós redes sociais e algoritmos... 


Nenhum comentário: