terça-feira, 30 de agosto de 2022

Pai, parabéns pelos seus 80 anos! Saúde e paz!



Feliz aniversário, pai!

Hoje pela manhã fiquei olhando fotos de meu pai ao longo de décadas de vida neste nosso Brasilzão miserável e lascado desde sua invasão pelos bárbaros do Norte. 

Os brancos europeus chegaram chegando por aqui. Mataram os povos daqui, estupraram as mulheres, trouxeram escravizados povos da África. Fomos nascendo por séculos miscigenados, filhos e filhas de mulheres subjugadas por homens machistas e brutalizados pelo meio. Povo brasileiro!

Meu pai completa hoje 80 anos de idade. Não é qualquer coisa viver aqui por 8 décadas nessa terra miserável onde poucos mandam em tudo, onde uma elite má e vil subjuga milhões de homens, mulheres e crianças como se todos nós fôssemos propriedades de suas fazendas-cidades, fazendas disfarçadas de cidade, mas com um coronel que manda até hoje em tudo.

Não terá festa nem reunião de família e amigos para celebrarmos esse feito de meu pai de sobreviver 80 anos no Brasil. Estamos todos meio que afastados pelo que nos tornamos, pelo que nos tornaram. Vítimas do embrutecimento que experimentamos forçadamente. Após escrever, vou ligar pro meu pai e parabenizá-lo e agradecer por tudo que vivemos juntos até aqui. Sobrevivemos... 

(já brigamos juntos para meu pai ter atendimento médico, o pai já teve infarto, AVC... sobrevivemos)

Meu pai é de uma família de poucos recursos, meu pai e minha mãe. Foram vivendo como milhões de brasileiros das classes subalternas. Sobreviveram aos anos 40 e 50. Veio o golpe militar e a ditadura por mais de duas décadas. No conluio dos ricos com os militares, o povão se lascou por décadas.

Meus pais se casaram em 1964. Minha mãe não conseguia ter filhos como eles gostariam. A Telma chegou em 1967 e eu em 1969. Crescemos em São Paulo na década de 70. E mudamos para Minas Gerais na década de 80. A vida seguiu difícil. Ditadura militar que só fodia com os pobres. Depois os anos difíceis de Sarney e Collor etc. 

Dos anos 90 adiante tivemos o neoliberalismo dos fernandos e depois nos anos dois mil tivemos os melhores anos da vida do povo brasileiro, o povão trabalhador e pobre, os anos de governos do Partido dos Trabalhadores, os anos de Lula melhorando a vida do povão como nós. 

(como disse Lula no debate para uma candidata: o porteiro, a empregada e o motorista dela viram a vida melhorar durante os governos do PT)

Pois é, em 2016 veio o golpe de Estado que nos fez voltar ao passado, numa terra pior do que tudo que nós com mais de 50 anos conhecíamos até agora, só sabíamos da história de miséria e maldade contra o povo ao estudar a história do Brasil. E agora é só miséria desde que colocaram a máfia no poder com o presidente vampiro traidor e depois a milícia que está lá agora.

Todos nós, todos mesmo, somos sobreviventes nessa terra dominada por gente má e vil ao longo de séculos. A casa-grande e seus capitães do mato e seus ideólogos fizeram dessa terra um lugar duro de se viver. Somos sobreviventes... meu pai é um sobrevivente... eu sou um sobrevivente. E sobrevivendo nessa terra, endurecemos.

As relações familiares e entre as pessoas em geral não são mais as mesmas. Estamos todos muito difíceis para nos relacionarmos com as outras pessoas. E com isso nos afastamos das pessoas que mais amamos e dos familiares, dos amigos e conhecidos. E temos que ter humildade e coragem para desfazer toda essa distância e isolamento. 

Tenho refletido sobre isso. Ao observar e estudar o que o capitalismo, as ferramentas tecnológicas da atualidade e as redes sociais fizeram com os seres humanos, tenho clareza de que todos nós somos vítimas desses sistemas que nos tornaram de difícil convivência uns com os outros. Temos que resistir a isso. Temos que nos reunir e reaproximar uns dos outros.


Pai, feliz aniversário! Agradeço por tudo que foi possível o senhor fazer por nós ao longo dessas oito décadas de vida, seis décadas de sua vida dedicadas e vividas com a mãe, comigo e a Telma, com o Victor e a Stefani, com a Ione, o Mário e a Olga, e com as pessoas mais próximas da família.

Saúde e paciência, pai! E paz em seu coração!

Um abraço do filho que está longe fisicamente, mas que está à disposição para o que o senhor precisar.

William


Nenhum comentário: