terça-feira, 3 de outubro de 2023

Diário e reflexões



Refeição Cultural

Osasco, 3 de outubro de 2023. Terça-feira, fim de noite.


Primeiro registro do mês de outubro. Sobre o que poderia escrever e refletir aqui no blog?

SÃO SILVESTRE

Me inscrevi para participar da 98ª Corrida de São Silvestre. Faltam três meses para a prova de 15 Km. Faz alguns anos que não corro a mais tradicional corrida brasileira. 

Depois de dez participações, a inscrição neste ano foi uma ideia que tive para desafiar a mim mesmo depois de conseguir fazer a romaria de quase 80 Km em agosto (ler aqui). Só que a corrida de 15 Km vai ser bem mais difícil que a caminhada da romaria.

Não estou com condicionamento físico adequado para a prova neste momento. Tenho corrido poucas vezes por mês e os percursos são pequenos, de até 5 Km.

Além disso, minha resistência física está ruim. Este mês de outubro será importante para avaliar se meu corpo está em condições de se adaptar para correr 15 Km ou não. 

Minha ideia é correr umas 8 vezes em cada um dos meses de adaptação. O normal é que ocorra uma melhora de condicionamento físico ao treinar, se alimentar e descansar adequadamente. Se isso não ocorrer, algo não vai bem comigo.

Eu não estou velho em termos de idade, mas minha vitalidade mudou nos últimos anos. A natureza segue seu percurso, mudanças diárias.

Hoje corri 4,5 Km em 33' com dia quente e percebi que o treinamento será duro para sair da condição atual para a condição ideal para mim até 31 de dezembro. 

Tenho que intercalar uma corrida rápida e uma de resistência semanal com atividade de reforço muscular nas pernas e na estrutura do tronco. E tenho aquele desgaste infeliz no quadril, que me traz dor e limitações.

Vamos ver o que eu arranjo nas próximas semanas... vamos ver onde meus pés me levam...

---

CONDICIONAMENTO MENTAL

Além de estabelecer um objetivo esportivo para me disciplinar a ter uma rotina de treinamento para melhorar meu condicionamento físico até o fim do ano, também decidi desenvolver meu cérebro e ver se ainda é possível melhorar meu condicionamento mental.

Sendo assim, decidi estudar por conta própria algumas matérias que exigirão de mim melhora na capacidade de memória e criatividade.

LÍNGUA ITALIANA

Estou estudando um idioma novo, o italiano. Vamos ver se aprendo as quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir a língua italiana. Trouxe um livro de literatura da Itália, quando estive lá em 2009. 

Se aprender a língua, pretendo visitar a Itália de novo e desta vez quero me comunicar normalmente por lá, como faço quando vou a um país de língua castelhana.

E pretendo ler meu romance I Malavoglia, de Giovanni Verga.

---

É isso! 

William


Nenhum comentário: