terça-feira, 10 de outubro de 2023

Diário e reflexões


Cuba: foto de obra no
Memorial da Denúncia.

Refeição Cultural

Osasco, 10 de outubro de 2023. Terça-feira. A paz cada dia mais distante.


PAZ

Já me perguntei várias vezes por que foi que coloquei a "paz" como último objetivo a ser alcançado numa lista de metas que fiz num certo momento complicado de minha vida décadas atrás. Meta: encontrar a paz...

Pode ser que tenha sido a última coisa na lista de desejos por imaginar o quão difícil seria encontrar a paz, de forma que preferi colocar outras coisas na frente para não desistir de viver logo de cara. Seria mais fácil adquirir um bem material do que alcançar a paz, por exemplo.

Pode ser por imaginar que a paz que eu procurava não fosse desse mundo. Talvez na época da confecção da lista de metas a alcançar na vida eu ainda fosse religioso e acreditasse que ao morrer encontraria a paz que tanto procurava num outro mundo.

Paz... a vida andou. A vida mudou. Mudamos. O mundo seguiu mudando diariamente. Mudou mas não mudou, claro! As coisas na sociedade humana são tão repetitivas, às vezes! A história deveria nos ensinar a não repetir erros do passado, mas ninguém liga para a história e ainda convivemos com o revisionismo histórico por parte daqueles que detêm o poder da pauta, da agenda. 

Não estou em paz, não encontrei a paz. Não há paz no mundo. O mundo todo segue em guerra, até onde as bombas não estão caindo, estamos em guerra. A paz está cada dia mais distante de nossa realidade. 

Se fizesse uma lista de desejos hoje, a primeira coisa que eu gostaria de alcançar seria a paz, para mim e para a humanidade, para os seres que compõem o mundo natural.

---

HOMO SAPIENS - SEM SABEDORIA...

Culpados somos todos nós, seres humanos! Não culpemos os outros bichos!

Faz mais de um ano que uma guerra assassina seres humanos e destrói os ambientes na região do mundo conhecida como Ucrânia. A economia americana baseada na produção e venda de armas e combustíveis melhorou seus resultados com isso. Se depender dos EUA a guerra na Ucrânia vai até o ano três mil, ou até não existir mais nenhum concorrente ao seu imperialismo.

Faz quatro dias que uma guerra assassina seres humanos e destrói os ambientes na região do mundo conhecida por uns e por outros como Palestina ou Estado de Israel ou outros nomes a depender de quem nomina a região. Há muita história de guerra em andamento com milhares de mortes e destruição de parte dos envolvidos (mortos palestinos) anterior ao ataque dos árabes neste sábado.

Faz tempo que os Estados Unidos vive uma guerra civil esquisita entre duas metades da mesma coisa - seu povo - que se considera "democrata" ou "republicano". Pensam o mesmo sobre quase tudo na vida, mas disputam dentro do país as formas de domínio do poder interno e do poder do seu parque de diversões: o mundo. É a nação que serve de referência para boa parte dos povos do mundo... os caras não colocam sequer o nº 13 nas placas de andares nos elevadores... enganam a si mesmos que o 13º andar não existe. Imaginem só!

A América do Sul e a América Central e a região do Caribe estão em guerra faz tempo. Haiti... Nicarágua... Guatemala... Peru... Bolívia... Argentina... Brasil... Estamos em guerra faz tempo! Há séculos se pensarmos nosso esforço em eliminar os afrodescendentes do solo brasileiro após o fim da legislação que permitia manter pessoas escravizadas; os povos originários que há séculos insistem em existir nas florestas que deveriam seguir existindo; as pessoas que são de regiões discriminadas pelas regiões do centro e sul do país. Os bolsonaristas insistem em não permitir a paz no Brasil, não estão satisfeitos com a destruição que promoveram... querem destruir o que sobrou. Estamos em guerra.

O pior é que das guerras e destruições promovidas pelo bolsonarismo, só peixe pequeno vai pagar caro pela merda que fizeram... não tem um (1) um só peixe grande preso pela desgraça que fizeram com o país. Não tem um militar fdp preso. Não tem um fdp do clã de milicianos respondendo processo penal. E com a impunidade brasileira de sempre aos de cima, teremos uma guerra pior daqui uns dias quando essa canalha voltar...

Cansei de descrever guerras. Gostaria de paz. 

A paz está cada dia mais distante.

William


Nenhum comentário: