Refeitório Cultural - Ano 2008
Reler os textos encadernados do Blog Refeitório Cultural é reviver as experiências de vida de uma pessoa em busca de conhecimento e de sentidos para a existência.
Eu era uma pessoa pública em 2008, representante de uma categoria profissional importante no mundo da política sindical, a categoria bancária, e qualquer coisa que dissesse, escrevesse ou fizesse poderia ter repercussões positivas ou negativas. Esse lugar de fala me ajudou a ter muita responsabilidade como escritor de blogs.
Ao ver a lista dos livros lidos por mim ao longo daquele ano (citados abaixo) percebe-se o esforço do bancário sindicalista, estudante de Letras da USP e pai em evoluir como pessoa e cidadão brasileiro. Essa curiosidade filosófica trago em mim desde muito jovem, de quando ainda morava em Uberlândia, tempos duros no Marta Helena.
---
Leituras
1. O velho e o mar, de Ernest Hemingway
2. A montanha mágica, Thomas Mann
3. São Bernardo, de Graciliano Ramos
4. O mundo é bárbaro, de Luis Fernando Verissimo
5. Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
6. As representações do intelectual, de Edward Said
7. Dublinenses, de James Joyce
8. Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago
9. Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo, de Leonardo Severo
10. A importância do ato de ler, de Paulo Freire
11. O menino no espelho, de Fernando Sabino
12. Na natureza selvagem, de Jon Krakauer
13. O encontro, de Anne Enright
14. A morte de Ivan Ilitch, de León Tolstói
---
Considero uma lista respeitável de leitura, mesmo sendo uma lista pequena. A abrangência cultural contida nela é significativa para aquele leitor de quase quarenta anos em busca de autoconhecimento e de conhecimentos gerais, alguém que gostaria de ser um "homem cultivado", conceito de Mircea Eliade.
Alguns desses livros me marcaram profundamente, me transformaram. Não à toa, vários deles são considerados clássicos da literatura universal.
As 216 postagens daquele ano contêm textos mais engajados e textos leves e de coisas banais.
Vi que eu entrei o ano de 2008 planejando fazer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Isso nunca se realizou.
Eu postava muitos contos de Machado de Assis, a obra do Mestre do Cosme Velho é de domínio público e ele é um de meus escritores prediletos.
O blog tem várias crônicas minhas e alguns poemas. Tem textos muito interessantes de análises de filmes, de obras literárias, de política e do mundo sindical. Alguns artigos sobre PLR, remuneração variável e organização de campanha salarial tiveram relevância à época.
Eu postei sequências de aulas de meu curso de Letras da Universidade de São Paulo. Tem aulas de Filologia, de Sintaxe e de Morfologia do Português. Deu um trabalhão postar essas aulas da USP.
Em relação às postagens descompromissadas, tenho registrado no blog minha agenda de prática esportiva, corridas e caminhadas e a participação na corrida de São Silvestre.
Os textos estão todos disponíveis, basta abrir o blog em mídias que permitam ver o lado direito da página onde ficam o "arquivo do blog" e os "marcadores" por ordem alfabética de temas. Para quem acessa em celular, no final das postagens da 1ª tela tem um campo chamado "ver versão para web".
Clicando aqui, os leitores podem ver a página da última matéria para trás.
Enfim, vou iniciar agora a releitura e revisão das postagens do ano de 2009, serão mais de três centenas de textos. Provavelmente, três ou quatro cadernos impressos.
Seguimos lendo, estudando e escrevendo. A intenção deste blogueiro segue sendo o compartilhamento gratuito de conhecimento e opiniões honestas sobre as diversas áreas culturais da sociedade humana.
Abraços a tod@s!
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário