Montanhas envoltas em neblina formada pela umidade do Pacífico. Ela é fundamental para as plantações. |
A ida para o litoral descendo por aquelas montanhas maravilhosas é de um visual deslumbrante. O contraste entre o marrom meio amarelado das montanhas mesclado com os vales verdes verdes de plantações de uvas, limões, azeitonas e milhos é imponente. Se somarmos este contraste com o azul azul do céu então, a visão é única.
Vejam os vales verdes com a forte aridez das montanhas. |
Uma coisa me chamou bastante a atenção: a cada minuto se vê casas e áreas comerciais com a bandeira do Chile tremulando ao alto. Já havia percebido isso na cidade de Santiago. Aliás, aprendemos sobre o significado das cores da bandeira chilena com a nossa simpática guia Chailot.
A bela bandeira chilena. Toda bandeira tem uma história e é interessante conhecê-la. |
O azul simboliza o céu sempre muito muito limpo. O branco representa a neve dos Andes. O vermelho é o sangue daqueles que lutaram pela independência do país. A estrela significa a unidade do país como uma república unitária e não como uma república federal.
A cidade lá embaixo, o porto de Valparaíso e um detalhe que adoro: esses postes de iluminação antigos. |
A visão de Valparaíso é muito forte para quem é um apreciador da história do mundo e das sociedades. Estar por algum tempo ali foi uma sensação muito boa.
Um velho funicular descendo com passageiros. Descemos por ele também a 300 pesos (pouco mais que 1 real). |
O grupo almoçou no balneário de Viña del Mar. Fomos em um restaurante típico e comemos um almoço completo com aperitivo, entrada, prato principal (peixe, claro!), postre e café. Muy exquisito!!
Monumento "la patria reconocida..." na praça central de Valparaíso. |
Após o almoço, fomos um pouco para uma praia do local. A água do Oceano Pacífico é muito gelada. Agora já conheço dois oceanos.
Nosso grupo almoçou em um restaurante típico de Viña del Mar. |
DETALHES
Vimos um monte de leões marinhos nas pedras da praia.
Leões marinhos descansam nas pedras. Clique na foto para ver um pouco melhor (minha máquina não tem zoom profissional). |
No Chile só tem carro importado. Mas em Valparaíso os carros lembram os carros da ilha de Cuba, muitos devem ter décadas rodadas.
Carros antigos convivem com milhares de carros novos e luxuosos. |
Os funiculares (bondinho/elevador de subir e descer morros) são muito antigos e típicos daqui. Há prédios de apartamentos incrustados nas rochas e penhascos que usam funiculares ao invés de elevadores para as pessoas chegarem nos andares.
Relógio de flores de Viña del Mar. |
Vimos o famoso relógio de flores de Viña del Mar.
Não adiantou minha capacidade de voar. Depois acabei conhecendo o gelo da água do Pacífico. |
Ao descer para o litoral, vimos que aqui também é cheio de pedágios.
CHILE - PAÍS ACOLHEDOR E GENTE DE BEM
Amanhã vamos para a Argentina. A impressão que fica do povo chileno é muito boa. Na minha opinião, é um povo receptivo e muito simpático.
Quadro do poeta Pablo Neruda no restaurante onde almoçamos. |
Não foi possível ver muita coisa. Nem na casa de Pablo Neruda em Valparaíso deu pra ir. Não fizemos nenhum passeio específico na Cordilheira dos Andes. Se tivesse mais tempo, iria entrar nos museus da cidade de Santiago e apreciar com calma as obras.
É isso. Eu voltaria aqui tranquilamente várias vezes.
Obrigado povo chileno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário