sábado, 29 de setembro de 2012

Filme: A Doce Vida - Federico Fellini, 1960

Capa do filme da coleção da Folha.


Filme: A Doce Vida – Federico Fellini, 1960


(sinopse da Coleção Folha de Cine Europeu)


A Doce Vida

Na Roma dos anos 1950, o jornalista de fofocas Marcello (Marcello Mastroianni) passa os dias entre festas e badalações, mas sente-se vazio e sonha em escrever sobre assuntos sérios. Esta é “A Doce Vida” de Federico Fellini (1920–1993), monumento da grandeza do cinema italiano dos anos 1960.

O diretor começou a carreira dentro da tradição Neorrealista, mas com este drama inaugurou o estilo “felliniano”, termo que descreve situações e personagens exagerados e extravagantes. O filme inicia a longa parceria entre Fellini e Mastroianni e fez história com sua estrutura moderna e fragmentada, enfatizando imagens fantásticas e barrocas. A cena de Anita Ekberg na Fontana de Trevi entrou para a história.

Diretor: Federico Fellini
Nacionalidade: Itália
Filme: A Doce Vida
Duração: 174 min.
Nacionalidade: Itália
Gênero: Drama
Ano: 1960
Protagonista: Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Anita Ekberg, Magali Nöel
Áudio: Italiano 5.1
Legendas: Português
Formato da tela: Widescreen Anamórfico 1.66:1


Sinopse da Wikipedia (cuidado, pois revela partes do filme)

Sinopse
O filme passa-se em Roma e conta a história de Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente, que passa a cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, por quem fica fascinado.
Através dos olhos deste personagem, Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada, mas decadente, com os sinais da influência estadunidense. O repórter é um homem sem compromisso, que se relaciona com várias mulheres: a amante ciumenta, a mulher sofisticada em busca de aventura, e a atriz de Hollywood, com a qual passeia por Roma, culminando no ponto alto do filme, a famosa sequência da Fontana di Trevi. (vale a pena clicar no link e ler sobre a fonte dos trevos)
Outra sequência famosa do filme é a da abertura, na qual o jornalista, num helicóptero que transporta uma estátua de Jesus até o Vaticano, encontra uma mulher tomando sol numa cobertura e pergunta pelo seu número de telefone. O barulho dos motores impede que ambos possam se entender. A temática da falta de comunicação se repete ao longo de todo o filme.
Dentre os momentos mais importantes do filme, está aquele no qual duas meninas atraem uma multidão, ao fingirem ver uma aparição da Virgem Maria nos subúrbios de Roma; e quando o personagem Steiner, um intelectual e colega de Marcello, que vive com a sua família numa aparente harmonia, comete o assassinato dos seus próprios filhos (um casal de crianças) e se suicida em seguida. Após a morte de Steiner, Marcello embarca numa vida de orgias e, numa destas ocasiões, pela manhã, caminha pela praia em busca de um monstro marítimo morto, o final simbólico do filme.

Fontana di Trevi - fonte: Wikipedia.

COMENTÁRIOS E IMPRESSÕES

Assisti ao filme esta semana. São praticamente três horas de grandes cenários entre castelos e monumentos e fortes críticas, já nos anos 60, a uma sociedade burguesa vazia e inútil, consumidora de luxo e extravagâncias em meio aos miseráveis e não incluídos na sociedade.

O filme de Federico Fellini aborda a alta sociedade italiana no pós-guerra.

É engraçada a sensação que tive ao assistir algo dos anos 60 que me trouxe a mesma impressão que senti em 2009 quando estive na Itália e andei por duas semanas pelas ruas de Turim.

Me pareceu que o povo ali, pelo menos na cidade burguesa de Turim, vive alheio ao resto do mundo. Tudo é muito bonito, limpo, lindo. As ruas, as pessoas, as coisas. No entanto, a Itália vive hoje uma crise econômica fortíssima e dá a impressão quando vemos os programas de televisão de lá que está tudo às mil maravilhas.

Quando visitei Milão, teve uma cena que fotografei. Estou acostumado a ver aquilo por aqui. Lá é a mesma merda, infelizmente. Havia um senhor na entrada da famosa Galeria Vittorio Emanuele II de 1867 procurando algo na cesta de lixo. A postagem faz referência a “Opulência e Beleza”. Ali diz a sensação que senti na visita à Itália e que relembrei durante a sessão do filme de Fellini.

Anita Ekberg, a diva.

BELEZAS DO FILME

- a cena de Anita Ekberg na Fontana di Trevi realmente é algo magistral. Vale a pena clicar no link acima e ler sobre a história da fonte romana.

- outro belo momento do filme é quando o amigo intelectual do jornalista toca no órgão de uma bela igreja “Tocata e Fuga” de Bach.

- a tomada aérea da cidade de Roma, se aproximando da cidade do Vaticano é muito legal.

- eu gosto muito de filmes preto e branco. Várias cenas tomadas nos cenários romanos me agradaram muito.


FINALIZANDO...

O próprio título do filme é uma forte e irônica crítica a toda a decadência da burguesia italiana e da cópia do estilo americano de ser.

O que é pior... tão atual!!!

Nenhum comentário: