domingo, 16 de setembro de 2012

Filme: A caminho de casa - Luo ye gui gen (2007)


Apresento abaixo a sinopse do Canal Futura e teço rápido comentário em seguida.

Poster do filme.

Refeição Cultural

Cine Conhecimento parte numa odisseia pela China: A caminho de casa

Os amantes da sétima arte já têm programa para o feriado de 7 de setembro: o filme A Caminho de Casa, em cartaz, na sessão do Cine Conhecimento. O diretor chinês Zhang Yang, autor de obras primas como Banhos (1999) e Flores do Amanhã (2005), traz para a tela do Canal Futura uma emocionante história de amizade, lealdade e tradições.

A Caminho de Casa (2007) conta a odisseia de um operário que decide levar o corpo de um amigo, morto repentinamente enquanto conversavam e bebiam num bar, até o distante vilarejo onde vive a família do falecido, para que, assim, ele seja enterrado em sua terra natal, seguindo as tradições chinesas. 

Neste road movie, o personagem principal se vê obrigado a embarcar numa viagem pelo interior da China, cruzando muitos e muitos quilômetros, com o corpo do amigo a tiracolo. Várias situações vão surgindo diante dele e transformando o seu modo de ver o mundo.

Apesar da temática se apresentar um tanto dramática e macabra, o que se revela diante dos olhos é um filme cheio de ternura e muito bom humor. Zhang Yang faz graça com situações que envolvem a morte. Não tem desgraça que não vire piada – um jeito de fazer assuntos pesados ficarem mais leves. A Caminho de Casa privilegia principalmente os detalhes, exatamente porque é isso que sobra no caminho da vida: lembranças, reminiscências e o riso.

O título original da obra, Luo ye gui gen, é um provérbio chinês que significa “a folha que cai, retorna às suas raízes”. E resume o espírito do filme, bem como simboliza o desejo de que a história da nossa vida seja eterna.


COMENTÁRIO

O filme é muito bom.

Enquanto assistia ao filme, eu me lembrava tanto do Quincas Berro D’água (2010) de Jorge Amado quanto do filme Uma história real (1999) de David Lynch.

São filmes que trabalham com situações cotidianas de pessoas comuns e transmitem ao mesmo tempo a dureza e a beleza dos bilhões de vidas humanas pelas superfícies do globo terrestre.

Enquanto Zhao atravessa milhares de quilômetros para levar o corpo de seu amigo Liu de volta à sua comunidade e família, ele cruza com pessoas e situações diversas que vão nos mostrando a cultura do povo chinês e as mudanças que estão em andamento naquele país.


Denúncias sociais

É muito comovente ver o relato de uma mãe, pessoa humilde e que vende o próprio sangue para ter algum dinheiro, contar a Zhao que está na cidade porque o filho está na faculdade financiado por ela, porém o filho não quer que ela apareça porque ele tem vergonha da situação dela.

Imaginem a velocidade atual das mudanças culturais do gigante chinês. A China é um canteiro de obras. A parte do filme que aborda as realocações de aldeias e comunidades pela construção de represas nos lembra bem isso. Aliás, sobre o tema recomendo o filme brasileiro Os narradores de Javé (2003).


Amor, lealdade e humor

Além das denúncias sociais, o filme também é tocante na maneira como aborda o amor, a lealdade e o humor.

A cena mais bonita do filme é a de Zhao com o corpo do amigo em cima de um caminhão cortando os prados e as montanhas chinesas e gritando que está muito feliz, afinal ele estava cumprindo uma promessa e levando Liu para casa.

Vale a pena assistir ao filme!

---

Post Scriptum (16/9/23):

Revi o filme hoje. A data coincidiu com a data da postagem no blog onze anos atrás. Que filme maravilhoso! Acabei revendo o filme após o curso do professor Elias Jabbour no ICL - "Compreendendo a China" - ter aguçado em mim o interesse pela país socialista e o povo chinês (comentário sobre o curso aqui). Encontrei o filme na internet com legenda em espanhol.

O filme nos emociona em vários momentos como, por exemplo, quando Zhao encontra o casal e o filho que viraram apicultores e vivem na estrada em seu caminhão porque a mulher da família sofreu um acidente de trabalho - uma caldeira explodiu e queimou seu rosto - e a família prefere manter menos contato com as pessoas vivendo sem fixar residência.

Enfim, filmaço!

2 comentários:

Carlos disse...

Esse filme é realmente intrigante.
Me lembro de assisti-lo por acidente quando era criança durante a noite, peguei o filme na metade mas me entretive e coincidentemente foi reprisado dias depois de madrugada e eu estava acordado. É curioso pois é algo fora da nossa bolha e isso desperta interesse nos costumes, dificuldades do personagens, entre outras questões. É um filme que vale a pena ser visto e revisto. Procurei pelo filme na internet durante quase 10 anos pois a unica informação que tinha na minha cabeça era o titulo do filme e a chamada realizada no programa Cine Conhecimento da tv cultura. Quando achei fiquei muito feliz e recomendo a todos! O filme esta disponível no youtube. Escrevo isso em 27 de março de 2023 as 14:23.

William Mendes disse...

Olá, Carlos, como vai? Realmente o filme é muito bom, eu gostei muito dele quando o vi. Abraços e obrigado pela indicação de onde podemos assistir a ele de novo.

William