sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

O sonho de correr uma maratona



Sonhar não é proibido. Pelo contrário, os tempos difíceis e deprimentes que vivemos são perfeitos para idealizarmos alguns projetos e sonhos porque ter objetivos na vida ajuda as pessoas a seguirem adiante, focadas em algumas coisas a realizar.

Tenho um sonho antigo de correr e completar uma maratona. O tempo foi passando e não consegui realizar esse objetivo. Meus compromissos de trabalho e de estudos eram incompatíveis com os treinamentos para preparar o corpo para correr 42 Km. Agora que tenho tempo disponível, a condição de saúde já não é ideal. Porém, não desisti do sonho.

Apesar de ter desgaste na região dos quadris e ter perdido muita massa muscular por algum motivo, preciso correr com certa frequência porque essa atividade aeróbica é a única que controla um pouco minha pressão arterial e os níveis de colesterol. O Dr. Ricardo me dizia, quando trabalhava em Brasília entre 2014 e 2018, que corridas noturnas seriam excelentes para baixar a pressão arterial. E são mesmo!

Neste primeiro dia do ano, estava com sensação ruim no corpo, meio empanzinado por causa das comidas de ontem e hoje, incluindo doce. Como já voltei a fazer boas sequências de corrida nos últimos meses, resolvi sair de noite para uma corrida e para ver se melhorava o mal-estar.

Corri 10K e a corrida me fez sentir bem melhor. Estou relaxado agora à noite e comecei o ano com o pé esquerdo para meus treinamentos de corrida para um dia correr uma maratona. Estou aumentando a carga de corrida desde setembro e já aumentei o percurso dos meus longões, que no primeiro semestre eram de menos de 7K. Já estou fazendo uns 13K. Agora o desafio é chegar a uns 20K nos próximos dois meses.

Dezembro

29/12 - 30' corrida
27/12 - 40' bike
26/12 - 70' caminhada
24/12 - 50' caminhada
23/12 - 85' corrida (13K)
20/12 - 60' bike
19/12 - 51' corrida
16/12 - 50' caminhada
13/12 - 32' corrida
12/12 - 40' bike
10/12 - 55' corrida
06/12 - 90' corrida (13,5K)
02/12 - 32' corrida

Corri cerca de 57 Km em 7 vezes. Calculei com base em corridas com o Km a 6'30". Os 375' corridos dão 57,7 Km.

Ao analisar minha evolução em relação ao percurso mensal de corridas, estou muito satisfeito. Em julho corri 29 Km em 6 vezes; em agosto 27,5K em 7 vezes; em setembro 36,5K em 9 vezes; em outubro 29K em 4 vezes; em novembro corri 437', o que dá uma média de 62 Km percorridos no mês, foi demais! Calculei novembro com o Km a 7 minutos. Foi trote de resistência mesmo.

Todas as minhas atividades aeróbicas são feitas com muito cuidado em relação ao isolamento social, escolho horários, percursos e locais nos quais não tenho contato com quase ninguém como foi a corrida de hoje. Não tinha ninguém na rua e foi uma corrida silenciosa na noite osasquense.

Vamos nos cuidar. Dificilmente teremos acesso a vacinas contra Covid-19 neste ano de 2021, pois a pandemia é estratégica para o regime fascista que foi colocado no poder pelos golpistas de 2016 e não há mudanças no horizonte. Temos que achar um ponto de equilíbrio para vencermos essa etapa difícil da vida pessoal e nacional.

Abraços a vocês que nos acompanham.

William

Nenhum comentário: