quarta-feira, 6 de outubro de 2021

061021 - Diário e reflexões



Refeição Cultural

Osasco, 6 de outubro.


VER UM IPÊ BRANCO FLORIDO É COMO A VIDA: UMA OPORTUNIDADE ÚNICA


Que registrar neste blog neste momento?

Enquanto caminho pela manhã, penso um monte de coisas. Depois da caminhada, já era o que refleti. Alguma coisa poderia ser de interesse comum, outras coisas eram de interesse puramente pessoal. 

---

CASSI - Outro dia, por exemplo, pensei em criar uma seção WIKI no blog Categoria Bancária para compartilhar gratuitamente o que sei sobre gestão em saúde. Fui gestor por 4 anos de uma autogestão de trabalhadores.

Seria uma seção "What I Know Is" (O que eu sei sobre), mas quando penso em começar os textos já vislumbro que o trabalho será de pouco alcance - desanimei de escrever para dez pessoas -, e qualquer produção de texto dá muito trabalho para quem a cria. Eu aprendi muita coisa sobre a Cassi, modelos assistenciais e autogestão de trabalhadores, mas avalio que o conhecimento valeu mais para aquele momento de luta. Naquela época do mandato eletivo, criei um público leitor. Começamos com alguns leitores e ao final do mandato, os textos eram lidos por centenas e milhares de leitores. Valeu para o momento.

Nesses dias, acabei sendo útil para a coletividade porque estive em algumas conversas virtuais sobre o tema com dirigentes da classe trabalhadora.

---

EXPECTATIVA DE VIDA - A expectativa de vida do grupo social ao qual pertenço é alta, é mais alta que a do povo brasileiro em geral. Temos caixas de assistência à saúde e previdência na comunidade BB e isso alonga nossa expectativa de vida. O fato tem suas vantagens e desvantagens. Nos faz arrogantes e privilegiados, uma desvantagem ética. Também nos possibilita uma oportunidade social para demonstrar que associativismo e cooperativismo de grupos humanos podem trazer benefícios coletivos. Isso seria uma vantagem, se não estivéssemos caminhando para o cada um por si, uma estratégia dos nossos inimigos de classe que está dando certo. Azar o nosso!

---

A BUSCA DE SENTIDOS - Enquanto caminhava, pensava na busca de sentidos para a vida. Por estarmos vivos temos que dar sentido à vida (opinião minha), ter objetivos e motivações ajudam no viver. O tempo todo temos que significar e ressignificar a existência da vida humana e das coisas. Evidente que essa coisa de significação é uma coisa própria da espécie homo sapiens. A natureza é. Mas os conceitos humanos devem ser lapidados. Ideologia. Narrativas. Passei a vida toda dizendo isso: "a natureza é, as coisas são como são". Ledo engano! Essa narrativa é utilizada por nossos inimigos de classe há milênios. A miséria da maioria humana em detrimento de alguns poucos não é uma coisa natural. É uma coisa construída por nós. O futuro é construído por nós hoje. Se quisermos derrotar o 1% que está inviabilizando a vida no planeta, temos que fazer isso a partir de hoje. O futuro é construído hoje por nós. 

Eu sou minha identidade. Minha identidade está em minha cultura, meu comportamento, meus sentimentos. Está em meu cérebro. Eu sou tudo que se acumulou em meus 86 bilhões de neurônios nesses 52 invernos. Sou o meio onde existi e existo. Não acredito em nada além do mundo material. Já acreditei em tudo além do mundo material. Hoje, não mais. Respeito o tempo de cada pessoa nessa vida, nesse mundo. Sou meu cérebro funcionando bem (ou mal), juntamente com o conjunto dos órgãos do meu corpo de homo sapiens. Um entupimento na corrente sanguínea, o coração parar de bombear o sangue, fígado rins pulmões e hormônios vários colapsarem e já era. Não serei mais nada. Não quero apressar o fim. Por isso ando corro e tento levar uma vida saudável - depois de abusar décadas de meu corpo. Algo dentro de mim não está bem - mas a quilometragem rodada é diferente da idade (já me corroí tanto em ódio e tristeza...). Acho que não duro a expectativa de vida do meu grupo social. Tenho consciência que viver depende também de mim, de meus atos. Alguma coisa faço por minha saúde. Não muito, mas faço. E sei que estar vivo é oportunidade. Viver é oportunidade.

A vida é uma oportunidade como a oportunidade de ver um ipê branco florido. As flores se mostram pra nós e pros polinizadores e duram uns dois dias. E só. E como vale a pena ver um ipê florido! É como a vida. Entendo que vale a pena estar vivo.

É isso!

William


Nenhum comentário: