domingo, 10 de outubro de 2021

101021 - Diário e reflexões



Refeição Cultural

Domingo, 10 de outubro.


"Fidel se levantou e prosseguiu: 'Sim, quanto mais penso nisso, mais percebo como Marx estava certo quando disse que não pode existir uma verdadeira revolução enquanto não houver uma revolução mundial. Não somos burros a ponto de acreditar que podemos construir um pequeno e valioso Estado comunista vivendo em esplêndido isolamento'." (p. 453)


Reli umas 70 páginas de um livro sobre a amizade entre Ernesto Che Guevara e Fidel Castro. O livro foi presente dos companheir@s de um curso de formação que realizamos em 2010, quando eu atuava como secretário de formação da confederação dos bancários da CUT.

Em 1967, no dia 8 de outubro, Ernesto Che Guevara foi executado pelo governo boliviano. Che acreditava na revolução socialista, na tomada do poder do Estado das mãos dos capitalistas pelas classes populares, trabalhadores do campo e das cidades. Che morreu lutando por esse ideal solidário com os povos do mundo.

---

REVOLUÇÃO

"1. Ato ou efeito de revolver(-se) ou revolucionar(-se). 2. Rebelião armada; revolta, sublevação. 3. Transformação radical da estrutura política, econômica e social, dos conceitos artísticos ou científicos etc." (Míniaurélio. 6ª edição. Curitiba: Positivo, 2004)

---

REVOLUÇÃO BURGUESA (CAPITALISTA)

Estamos em outubro de 2021. O Brasil sob o comando de Bolsonaro, Guedes e demais ministros. Sob o comando dos executivos e legislativos eleitos em 2018. Sob o comando do STF ("com o Supremo, com tudo"). O Brasil sob o comando de Bolsonaro, do "Centrão", do Temer e do MDB, dos tucanos e da mídia empresarial. Pasmem! O Moro e o Dallagnol não estão presos! ainda querem ser políticos... O Brasil pós PEC 95, após destruição da previdência pública, da saúde pública, da educação pública, dos direitos trabalhistas e do emprego formal; da Petrobras, da Eletrobras, dos Correios. 

--------------------------------

O golpe de 2016 foi uma revolução capitalista no Brasil: "Transformação radical da estrutura política, econômica e social".

--------------------------------

Sob o comando de Bolsonaro e dos golpistas da casa-grande morreram em 18 meses de pandemia de Covid-19 mais de 600.000 brasileiras e brasileiros. Segundo especialistas, 4/5 dessas mortes poderiam ser evitadas se as autoridades estatais tivessem tomado as medidas necessárias: meio milhão de vítimas do regime apoiado pelos capitalistas do Brasil... 500 mil mortos na conta dos golpistas, da casa-grande, dos bolsonaros e bolsonaristas!

A quase totalidade dos mortos é composta pelo povão, pelas classes subalternas: gente preta, parda, índia. Por outro lado, a maioria dos vacinados com as duas doses e as doses de reforço é das classes mais altas na pirâmide social. Quem tem mais chances de seguir morrendo sem as medidas necessárias pelos governos são os pobres e as classes intermediárias. Genocídio do povo brasileiro é o que vivemos após a revolução capitalista brasileira efetuada a partir do golpe de 2016!

---

REVOLUÇÃO DOS DESPOSSUÍDOS (SOCIALISTA)

Cara, entra década, sai década, só vemos a piora das condições de vida dos 99% de seres humanos no mundo. O 1% está acabando com a chance de vida no planeta Terra, com a expectativa de vida da imensa maioria dos seres vivos, e planejam seguir destruindo a vida, destruindo tudo. Só porque eles "podem", segundo dizem os bilionários. Planejam sobreviver no espaço após inviabilizar a vida na Terra.

E nós? Não vamos impedir isso? Que porra é essa de aceitação estúpida de inviabilização de nossas vidas por parte de alguns reles mortais?

Nós poderíamos impedir o fim de tudo. Mas não temos lideranças para nos guiar, para pensar estratégias para derrotar esses desgraçados do 1%.

Como faz falta termos um Che para nos guiar! Como faz falta!

William


REID-HENRY, Simon. Fidel e Che: uma amizade revolucionária. Tradução de Beatriz Velloso. São Paulo: Globo, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário